Todo mês temos jogos que são dados como incentivo aos serviços de assinatura PlayStation Plus e Xbox Live Gold. Algumas raras vezes títulos AAA (ou seja, títulos de grande orçamento) são fornecidos aos jogadores, mas os jogos de estúdios independentes vem ganhando espaço e destaque entre os títulos disponibilizados.
Essa onda indie, todavia, não agrada alguns “jogadores”. Neste mês, por exemplo, a Microsoft disponibilizou dois jogos de grande orçamento: Assassin’s Creed IV: Black Flag e Gears of War 3, enquanto a Sony trouxe apenas jogos indies. E aí começa o mimimi.
Nas páginas dos posts oficiais do PlayStation (BR e US) vemos diversos usuários comparando o line-up das duas companhias, dizendo que os jogos da PS Plus são fracos, e que queriam mais títulos AAA como no Games With Gold.
Não estou tirando o direito de criticar de ninguém, afinal a liberdade de expressão está aí, mas…
Vamos falar mal de jogos sem ao menos conhece-los?
Rocket League é um jogo excelente, que está conseguindo altíssimas notas nas críticas. O jogo é dinâmico e rápido, e isso agrada tanto os jogadores hardcore quanto os casuais. Por definição, é um jogo onde as mecânicas de futebol e de carros se misturam. E é dessa mistura inusitada que surgiu uma das experiências mais divertidas desse ano.
Styx: Master of Shadows é um jogo stealth de boa qualidade também. Entwined e Rain são jogos artísticos. Mousecraft é um puzzle que me remete aos tempos de Lemmings. E tudo isso apenas em um mês. Nos meses anteriores pudemos conhecer Transistor, Rogue Legacy, Apotheon, The Swapper, Trine 2 e o fantástico Resogun. E não é pelo baixo orçamento ou pelos visuais menos rebuscados que estes jogos são piores.
Os jogos dos serviços de assinatura são uma maneira dos desenvolvedores indies divulgarem seu jogos, mostrando a qualidade e a confiabilidade dos pequenos estúdios. Se você se interessou por Rogue Legacy, por exemplo, é muito provável que dará uma atenção maior ao próximo lançamento do estúdio Cellar Door Games.
Qual o motivo da Sony/Microsoft disponibilizar um título AAA se a maioria dos jogadores já deve te-lo comprado ou jogado próximo ao lançamento?