Por que Star Wars Battlefront não caiu no gosto do público

Fala galera! Estou iniciando aqui no Jogazera e este é meu primeiro, espero que gostem. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas. Valeu!

Quando vi os primeiros anúncios e trailers de Star Wars Battlefront pensei “wow, esse jogo vai ser demais”.

SWBF parecia ter todos os ingredientes para ser um “jogaço” e durar como a série Battlefield. Diversos modos de jogo, armas clássicas da saga, power-ups, naves e demais veículos, e, acima de tudo, poder jogar como um dos vilões ou heróis da saga.

Tudo isso parecia ser incrivelmente divertido e empolgante, mas a realidade é que o jogo simplesmente não “pegou” e logo nas primeiras semanas já se tornava difícil achar partidas para alguns dos modos do jogo no PC.

Como eu gosto muito de trabalhar com dados e não só “achismos”, resolvi dar uma pesquisada e com as informações que encontrei montei o comparativo abaixo, que mostra o pico de jogadores online nas 3 plataformas em dois finais de semana — 22 de novembro, pouco após o lançamento, e em 24 de janeiro:

Fonte: http://swbstats.com

Vejam que, apesar de haver uma queda em todas as plataformas, a redução de jogadores no PC é muito mais expressiva. E a coisa piora quando comparamos com o já “antigo” Battlefield 4, que no mesmo dia 24 de janeiro, teve um pico de 39,648 jogadores no PC — um número 3 vezes maior.

Mas e aí, o que aconteceu?

Falar que “todo detalhe importa” pode parecer clichê, mas não deixa de ser verdade. Para mim, o motivo dessa perda de interesse tão forte em tão pouco tempo foi a soma de vários fatores e mancadas (listados mais abaixo), que podem ser exemplificados de forma simples pela seguinte analogia:

Star Wars Battlefront é como um prato “ok” que tinha tudo para ser sensacional. Possui vários ingredientes deliciosos, mas que foram misturados de forma desordenada e sem aqueles “temperinhos” que fazem toda a diferença para quem tem o paladar mais exigente.

O problema é que “pratos ok” a gente não repete muitas vezes e caem no esquecimento. E aqui estão os porquês, na minha opinião:

SW_img

Mapas: a falta de mais mapas logo no lançamento foi uma péssima estratégia. Depois de alguns dias jogando, a sensação de repetitividade era notável com apenas 4 mapas para os modos Walker Assault e Supremacy (os mais populares). A DLC gratuita com o mapa Battle of Jakku foi um alento, mas não ajudou muito.

Servidores: a total ausência de qualquer tipo de controle ou ação na busca por servidores foi uma atrocidade e uma experiência frustrante, especialmente para PC gamers acostumados com server browser em jogos como BF e COD.

Armas: apesar de ter uma boa gama de armas, definitivamente faltou um melhor balanceamento entre elas (de forma geral acho que se “morre muito fácil” no jogo). Mas o pior mesmo é não existir nenhum tipo de customização (como adição de acessórios ou upgrades) das armas como temos em outros jogos do estilo. Essa ausência ao longo do tempo torna a experiência bem entediante, pois todos parecem iguais no campo de batalha, mesmo com os power-ups (que são bem legais, mas não compensam totalmente por esse ponto).

Especializações: Não sei se isso seria muito terrível em relação à “história” por trás de Star Wars, mas senti muito a falta de especializações/classes. Para não ferir a história, isso poderia ter sido resolvido com as Armas e Power-ups, mas o fato é que a sensação de que todos são “assaults” no campo de batalha deixou tudo meio sem graça.

Granadas e Explosivos: Granadas ilimitadas (pois é tudo com cool down) pode ser divertido por um tempo, mas na verdade isso torna a experiência de todos muito ruim quando alguém sai do servidor por “grenade spamming”. Além disso senti falta de alguma arma no estilo “RPG”.

Objetivos e Squads: a maioria dos modos de jogo em SWBF são voltados para jogar com objetivo, ou seja, é preciso que os jogadores colaborem entre si de forma organizada para que a experiência seja divertida. No entanto, o que mais ocorre é justamente a falta de colaboração e muita gente jogando só pensando nos seus “kill/death ratios”. Claro que tem aí a culpa dos jogadores, mas a completa ausência de ferramentas de “squad” só incentiva esse comportamento e vai contra o core do próprio jogo. Baita bola fora da DICE/EA.

Modo Campanha: e para fechar a lista, a ausência de um modo de jogo single-player, que muita gente faz questão de jogar antes de pular para o modo multiplayer.

SW_img2

É claro que não dá para negar que o jogo possui coisas bacanas e pode render boas horas de diversão, mas no fim detalhes são importantes para manter uma base ativa com tantos concorrentes por aí. E os números mostram que infelizmente os jogadores de PC, que geralmente é mais exigente, não se empolgou com o que foi entregue.

A EA / Dice estão trabalhando em novas atualizações para o jogo e já anunciaram um patch para Janeiro (a notar que a informação de um novo mapa estar incluso neste patch foi desmentida) mas sinceramente tenho minhas dúvidas se isso será o suficiente. Por fim, acredito que Star Wars Battlefront deve se tornar mais um título que tinha tudo para ser, “mas não foi”.

E você? Tem outros pontos para colocar ou uma opinião contrária à exposta no artigo? Participe, deixe sua mensagem nos comentários! ☕