A resolução e a taxa de quadros de Monster Hunter: World podem variar dependendo do console de sua escolha, mas nenhum dos quatro consoles testados oferece uma experiência perfeita. É isso que afirma o relatório de análise do jogo feito pela Digital Foundry.
Se você é daqueles jogadores que adoram obter a maior resolução e taxa de quadros possível e está sempre de olho nas características técnicas e de performance de seus jogos favoritos, esse texto é para você. A Digital Foundry assumiu a tarefa de testar os três modos gráficos presentes em World nas versões básicas do XBox One e do PS4, bem como em suas versões atualizadas, Xbox One X e PS4 Pro.
Segundo o relatório, o título utiliza um método de reconstrução temporal em todos os consoles testados. Na versão padrão do PS4, o game roda em 1080p, e no Xbox One, a 864p. Ambos rodam em 30fps, mas as quedas são comuns. No PS4, a taxa de quadros fica em torno de 26 a 30 fps, enquanto que no Xbox One o jogo roda em algo dentro de 24 a 26 fps. Em alguns casos raros, o PS4 pode ir um pouco além dos 30 fps, mas o mesmo não acontece com o Xbox One.
Monster Hunter: World dispõe de três modos, no primeiro priorizando resolução, no segundo os gráficos e no terceiro a melhor performance. Quando no modo de resolução, o PS4 Pro corre a 1080p, se valendo do método de renderização checkerboard. Já no Xbox One X, vemos o jogo rodando em 1720p nativos e, graças ao método de reconstrução utilizado em World, a versão do Xbox One X acaba parecendo mais nítida nas movimentações.
Os outros dois modos, que priorizam desempenho e gráficos, deixam a resolução em 1080p em ambos os consoles. O modo gráfico aumenta os detalhes visíveis na tela, tanto próximos quanto à distância. No PS4 Pro, a taxa de quadros é aproximadamente a mesma do modo resolução. No Xbox One X, a taxa de quadros é muito maior em comparação com o Pro, a 42fps+, muito próxima do que é alcançado quando o game é jogado utilizando o modo desempenho presente no PS4 Pro.
Usando o modo de desempenho do PS4 Pro, é possível atingir 40fps, que oscilam para mais ou para menos dependendo do que estiver acontecendo na tela. O Xbox One X mantém-se mais estável em torno dos mesmos 40fps, mas também sofre de eventuais altas e baixas, assim como no Pro. Em alguns casos raros, o Xbox One X pode atingir 60 fps, mas nunca em situações de combate.
Monster Hunter: World não oferece em nenhum dos modos disponíveis a opção de ver a taxa de quadros, o que significa que você terá uma experiência totalmente diferente dependendo do console e do modo de jogo escolhidos. Curiosamente, em qualquer dos três modos, o PS4 Pro parece ter mais detalhes à distância, apesar de não fazer muito sentido.
No geral, o relatório elogia a maior parte dos aspectos, como texturas, animações e sombras. Tudo parece estar muito bem quando visto em proximidade e um dos únicos defeitos mencionados foi a falta de uma boa sincronização do movimento dos lábios dos personagens com suas falas nas cutscenes. E, até o lançamento da versão para PC, prevista para o segundo semestre, os 40fps a 1080p do PS4 Pro e do Xbox One X serão o melhor desempenho possível que os jogadores poderão alcançar com o jogo
Como está a performance de Monster Hunter: World em seu console?
—
Via VG24/7