O aterro sanitário de jogos E.T do Atari será escavado

Se você já teve curiosidade de saber mais sobre a história dos vídeo-games como um todo, desde sua aparição no período pós-guerra até os dias atuais, com certeza ficou sabendo da crise mundial dos jogos no ano de 1983. Se você não sabe, vai um breve resumo:

A história

Com a popularização em crescimento exponencial dos jogos no final da década de 70 e início dos 80 com os consoles Atari, uma grande massa de games foram sendo produzidas por empresas que brotavam de todos os cantos e de todos os países. Era um negócio que, no começo, era extremamente lucrativo e popular, todo mundo queria tirar uma “casquinha” dessa grana que estava sendo feita na jovem indústria dos jogos. E é aí que começa o problema: a fabricação foi colossal e a demanda pouca. Muita gente já tava de saco cheio com jogos da mesma temática e extremamente mal feitos (já que a priorização era a quantidade, não a qualidade). Até que, em seu ápice da saturação, a Atari lança a pior desgraça já feita da humanidade depois das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki: E.T the Extra-Terrestrial para o Atari 2600, em 1982. O jogo foi tão ruim, mas tão ruim, que praticamente cavou o túmulo da própria empresa. Com milhares e milhares de unidades estocadas e sem destino, a Atari resolve fazer um aterro sanitário no Novo México para enterrar todas as fitas não vendidas desse fracasso.

Acarretado por esse fato, a indústria sofreu um colapso em 1983, quase falindo. “Mas peraí, se esse colapso foi tão grande, como que a indústria de jogos é assim hoje?” Se você tá aí de boas jogando no seu PC, PS3/PS4, Xbox 360/Xbox One, Wii, WiiU ou seja lá o console, agradeça a um homem: Alexey Pajitnov. Talvez você não o conheça, mas com certeza você já jogou Tetris. Sim, foi Tetris que salvou a indústria. Mas como esse não é o foco da notícia, para os que tiverem curiosidade, recomendo esse documentário feito pela Discovery Channel:

A escavação

Em dezembro de 2013, a Fuel Entertainment ficou bem interessada pela história e adquiriu os direitos (junto com Joe Lewandowski, um dos contrantes do local) para realizar a escavação no aterro sanitário de Alamogordo, no Novo México. A Fuel Entertainment levou essa oportunidade para a Xbox Entertainment Studios, para que essa escavação história seja toda documentada para a realização de um documentário. O estúdio, juntamente com os produtores Simon e Jonathan Chinn irão se juntar para revelar a verdade por trás desse enterro da indústria do games.


O diretor Zak Penn (responsável por “X-Men 2” e “The Avengers”) também fará parte do processo de documentação, dirigindo a produção. Várias pessoas irão participar dessa escavação, juntamente com o game design do próprio E.T, Howard Scott Warshaw, um grupo de arqueólogos e o pessoal da Xbox Entertainment Studios e da Fuel Entertainment.

Detalhes da escavação:
Sábado, 26 de Abril, 2014
9:30 da manhã – 19:30 (horário dos EUA)

Aterro sanitário de Alamogordo
4276 Highway 54 S

Alamogordo, NM 88310

Será um marco histórico para a “revelação da verdade” sobre o aterro sanitário com os milhares de cartuchos Atari inutilizados. Esperaremos o documentário ficar pronto para a divulgação, além da possibilidade da transmissão ser ao vivo pela internet ou, quem sabe, de qualquer documentário que tenha interesse nesse assunto.

Fonte: Witness Video Game History: Attend Atari Landfill Excavation on April 26