Os seguintes estudos e testes realizados pelo portal Techspot revelam que, caso você esteja planejando dar aquela melhorada no seu PC ou comprar um novo, a memória RAM pode ser uma de suas últimas preocupações quando se trata de jogos. Os testes foram realizados em máquinas de alta performance com 4, 8 e 16GB de memória RAM, e os resultados foram bem interessantes: a diferença na performance em jogos de 4 para 8GB é mínima. Para não dizer inexistente.
Sendo mais específico, as máquinas foram equipadas com um Intel Core i7-6700K (4.0GHz – 4.2GHz) Skylake – última geração lançada pela Intel -, placa de vídeo GTX 980 e memória DDR4-2666, de 4GB, dual channel 8GB e dual channel 16GB, respectivamente. Antes de testar em jogos, o Techspot testou a máquina com 4GB para usos diários (sem jogos) e o pico de uso da RAM foi mais ou menos para os 70%. Notaram que “uma vez que você tenha memória o suficiente para os seus aplicativos rodarem, ter mais memória não melhora a performance”. Então conhecer bem seus hábitos no computador é o suficiente para se ter noção o quanto de memória utilizar.
Enquanto aos games, o Techspot fez uma testagem com alguns jogos ao mesmo tempo que haviam 65 abas abertas no Google Chrome. O teste constatou que, num PC de 16GB, em torno de 9 a 10GB estava sendo utilizado. Rodando GTA V, as configurações de 8 e 16GB mantiveram uma taxa de quadros de 56. Já na configuração de 4GB, apenas um frame foi perdido, ficando na casa dos 55.
Outros testes similares foram feitos com os jogos Batman: Arkham Knight e F1 2015. Os testes com Arkham Knight mostraram que as configurações de 16 e 8GB conseguiram um framerate de 102 e 101, enquanto a de 4GB ficou entre os 98, respectivamente. Para o F1 2015, todos os testes indicaram um FPS constante de 109.
O Techspot fez vários outros testes em outros aplicativos, mostrando a variação na porcentagem de memória RAM utilizada. Para mais detalhes, confira os testes no site deles.
Via: PC Gamer