O criador de Minecraft está deixando a Mojang, estúdio que fundou e foi comprado pela Microsoft por US$2.5 bilhões. Num depoimento feito em seu blog, ele explica o motivo da venda.
“Eu não me vejo como um verdadeiro desenvolvedor de games” ele escreveu. “Eu faço jogos porque é divertido e porque eu os amo e amo programar, mas não faço games com a intenção deles se transformarem em estrondosos sucessos (…) Minecraft certamente se transformou em um sucesso e pessoas me dizem que ele mudou a história dos jogos. Eu também nunca quis isso. Com certeza é um elogio e estar sob os holofotes do público foi interessante”.
Notch já abandonou o desenvolvimento de Minecraft, passando o bastão para o atual diretor Jens Bergensten.
“Quero fazer novas coisas”, diz Notch. “Na primeira vez falhei tentando fazer algo novamente grande, mas desde que decidi só fazer pequenos protótipos e desafios interessantes, tenho me divertido muito produzindo. Não estava certo sobre como me encaixaria na Mojang, onde as pessoas trabalham de fato, mas como as pessoas me disseram que eu era importante pra cultura, eu fiquei”.
Notch continua e fala sobre a polêmica sobre os novos termos de condições de Minecraft. “Eu não tinha a conexão com meus fãs que eu achava que tinha. Me tornei um símbolo. Não quero ser um símbolo, responsável por algo enorme que eu não entendo, que eu não quero trabalhar em cima, que continua caindo sobre mim. Eu não sou um empresário. Eu não sou um CEO. Eu sou só um programador nerd que costuma ter opiniões no Twitter“.
Está claro pelo depoimento que ele quer sair dos “holofotes do público” como mencionou e se focar em programar experimentos. Como o mesmo revelou outro dia, ele está trabalhando em um renderizador de level para Doom.
“Amo todos vocês”, Notch escreve. “Todos vocês. Muito obrigado por tornar Minecraft no que ele se tornou, mas há muitos de vocês e eu não posso ser responsável por algo tão grande assim. Agora tudo pertence a Microsoft, e em outras palavras, pertence a todos vocês por um bom tempo, e isso nunca mudará”.
“Não se trata de dinheiro. Se trata de minha sanidade”
Fonte: PC Gamer