Streaming de gameplays ganharam atenção especial quando se trata de Xbox One e PlayStation 4, porém a Nintendo afirma não ter interesse em trazer este serviço para o Wii U.
Segundo Reggie Fils-Aime, em uma entrevista a Polygon, a Nintendo tem um conceito essencial para seus serviços: deve ser divertido. Dito isto, aparentemente a empresa não vê streaming de gameplays como algo divertido, a se acrescentar ao Wii U.
Reggie Fils-Aime afirmou:
Não achamos que 30 minutos de streaming é algo divertido por si só.
“Estamos planejando varias coisas interessantes com a Twitch. A Nintendo Treehouse, que executamos através da Twitch durante a E3 está gerando números fantásticos. Sobre a questão de puramente streaming de gameplays, o que pensamos sobre é, o que há de divertido com isso? Do ponto de vista de um consumidor, o que é tão divertido sobre isso?”
Reggie explica também que, eventos como o Smash Invitational são divertidos porque fãs podem sintonizar e aprender a jogar melhor. O que, para ele, é diferente de uma stream de 30 minutos de uma pessoa qualquer.
“Para nós, o que fizemos no Nokia Theater com o Smash Invitational, foi algo que amamos transmitir porque é onde você pode ver como esses jogadores se saem, os movimentos que fazem, dá pra aprender alguma coisa. Isso tem valor pra nós. E você pode esperar que façamos mais atividades assim, dando melhores momentos de nossos jogos e providenciando um forum para jogadores aprenderem a jogar melhor.”
De acordo com Fils-Aime, a diferença entre uma stream comum e o sistema de upload de melhores momentos – presente em Mario Kart 8 – para o YouTube está justamente onde o vídeo só contém os melhores momentos.
“Kart é divertido por serem os melhores momentos de uma corrida, você pode fazer escolhas do que compartilhar. Acreditamos que isso o faz interessante, e obviamente o meme do encarar da morte de Luigi é maravilhoso quando chegamos neste tipo de experiência. Mas no final, devemos ter certeza que é divertido.”
Conteúdo aproveitável e divertido também são objetivos do programa de afiliados à Nintendo, um plano que a empresa criou para bloggers, de modo que seu conteúdo não seja sinalizado como violação de copyright.
“Esperamos que isso traga conteúdo ainda melhor e oportunidades de monetização para vloggers no YouTube, formalizaremos o programa e iremos anunciá-lo na comunidade do YouTube.”
Para Reggie, a Mega64 serve como exemplo de “melhor conteúdo” que a Nintendo busca alcançar.
“Olhe, no fim, que o que queríamos é mais conteúdo do tipo que fizemos com o pessoal da Mega64. Demos a eles acesso à informações, acesso aos nossos executivos, acesso ao nosso prédio com o objetivo de criar algo divertido e assistível. O vídeo foi muito divertido e já foi assistido por diversas pessoas. É o tipo de coisa que queremos trabalhar com a comunidade de vloggers.”
A Nintendo planeja continuar com sua parceria com a Twitch para distribuir eventos futuros às massas. Os campeonatos nacionais de Pokémon dos Estados Unidos serão transmitidos pela Twitch no próximo mês.