Gears of War, uma das franquias de tiro de maior sucesso do Xbox, foi adquirida pela Microsoft. A Epic Games, que era detentora da franquia, vendeu toda a propriedade intelectual de Gears of War para a Microsoft Studios, que possui, a partir de hoje, o direito de produzir novos jogos da franquia.
A tarefa de cuidar de Gears of War, com a Epic Games fora da jogada, está nas mãos do estúdio de Vancouver da Microsoft, a Black Tusk Studios, sob a liderança de Hanno Lemke. Rod Fergusson, produtor executivo responsável pela criação dos três primeiros jogos da franquia Gears of War, também está de mudança para a Black Tusk. Fergusson esta se juntando à Black Tusk para trabalhar ao lado de Hanno Lemke como gerente geral do estúdio, para supervisionar a franquia que ajudou a criar.
“Estou muito animado por me juntar à Black Tusk Studios para supervisionar o desenvolvimento da franquia Gears of War”, disse Fergusson em entrevista concedida ao portal Polygon. “Eu tive o privilégio de trabalhar na produção de vários jogos, com ótimas equipes, mas o Gears teve o maior impacto sobre mim profissionalmente e pessoalmente, e me sinto retornando às minhas origens. Eu mal posso esperar para compartilhar mais novidades sobre Gears of War para vocês em breve.”
Phil Spencer, vice-presidente corporativo da Microsoft Studios, disse que a empresa ainda não está pronta para discutir seus planos para a franquia Gears of War, mas estará preparando alguns anúncios relacionados para o final deste ano.
Spencer disse que o interesse da Microsoft em adquirir Gears, uma das maiores franquias exclusivas da plataforma, veio pelo fato do jogo ter sido um sucesso de crítica e de público no Xbox 360. A motivação da Epic Games em transferir a franquia para a Microsoft foi justificada pelo Spencer como “eles possuem novos projetos com os quais eles gostariam de se dedicar”.
Tim Sweeney, fundador e CEO da Epic Games, também expressou o seu sentimento:
“Estamos muito orgulhosos da franquia que nós construímos em estreita parceria com a Microsoft na década passada, e estamos felizes por este acordo permitir à Microsoft avançar com o universo Gears of War em suas plataformas, enquanto a Epic concentra seus esforços em novos projetos”, disse Sweeney. “A Epic permanece exclusivamente dedicada a desenvolver para o Xbox One, e está licenciando a tecnologia Unreal Engine 4 para Microsoft em seus projetos futuros.”