A Microsoft anunciou na manhã desta segunda-feira (15) a aquisição da Mojang, estúdio criador de Minecraft, por US$2,5 bilhões de dólares, confirmando um rumor publicado na última semana.
O acordo inclui a compra da Mojang e do Minecraft, que alcançou mais de 100 milhões de downloads na versão para PC e frequentemente aparece no topo da lista dos mais baixados na App Store e Play Store. A Microsoft diz que Minecraft é hoje o game online mais popular do Xbox, somando dois bilhões de horas jogadas nos últimos dois anos.
A Microsoft afirmou, no comunicado, que planeja continuar distribuindo Minecraft em todas as plataformas: PC, Android, iOS, Xbox e PlayStation.
Os empregados da Mojang passarão a fazer parte do quadro de funcionários da Microsoft Studios, que está por trás de franquias como Halo e Forza. Todavia, os três fundadores originais da Mojang, inclusive Markus “Notch” Persson, deixarão a empresa.
Phil Spencer, presidente da divisão do Xbox, publicou um vídeo no YouTube em que fala da relação estreita que a empresa tem com a Mojang desde quando planejaram trazer Minecraft para o Xbox 360.