Existem muitas diferenças quando você pega um jogo e o traz ao espectro de mundo aberto e o famoso “caixa de areia”, ou sandbox. Tome como exemplo de sandbox, GTA. Lá você faz tudo como quer, quando quer e, muitas vezes, aonde quiser. Hideo Kojima, a cabeça por trás do futuro MGS V: The Phantom Pain, disse que não vai ser bem assim que as coisas vão funcionar no mundo de MGS V.
[quote align=’right’]”Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é um mundo aberto em relação a como os jogadores vão fazer as missões. E isso não significa que o jogo é um sandbox”, disse Kojima. [/quote]
Em uma entrevista dada ao site CVG (em inglês), Hideo deixou claro esses pontos. “Esse é um jogo que não é necessariamente o que você chama de sandbox onde você pode ir aonde quiser e fazer o que você quiser, como em GTA. Não é assim que o game funciona. Para The Phantom Pain, você entra, faz a missão e sai fora. E muitas dessas são simples: destrua alguma coisa, mate alguém, recupere algo. É muito simples nesse sentido”.
“Os jogadores tem toda a liberdade do mundo para pensar sobre qual método, qual rota ou qual hora do dia eles vão escolher como fazer a missão. Durante essas missões há uma história sendo desenvolvida. Mas há um limite do que o jogador pode fazer quando não está na missão, porque é bem claro quando há uma missão para cumprir.”
“Quando dissemos que esse é um jogo mundo aberto, pareceu que estamos tentando ser o que a Rockstar está criando. Mas é bem diferente – estou tentando fazer um jogo de infiltração livre. O que a Rockstar criou no mundo que eles fizeram é algo bem impressionante, e quando eu vi a versão de PS4 [de GTA V], eu fiquei deprimido de novo. Mas isso não tem nada a ver com o design do jogo, é apenas eu. A qualidade do que eles mostraram no PS4 é realmente incrível”, disse o humilde sr. Kojima.
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Ele também comentou sobre os recursos presentes na apresentação da E3 do jogo, sobre coletar vários tipos de itens (e animais) para a Mother Base.
“Você pode até ter um zoológico na Mother Base, mas no final o que você terá que cumprir no jogo é realizar missões, e aí entender o porquê você ter que fazer aquela missão e o que acontece como resultado de suas ações. Nós não quisemos revelar toda a ideia na apresentação, mas no começo da missão o jogo meio que vai te dizer que você terá um tempo limite – como três dias ‘do jogo’ – ou alguma outra forma de limitação. Passando dessa limitação, você falha a missão” completou.
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain está com possíveis datas para o ano que vem nas plataformas PlayStation 4, Xbox One, PlayStation 3 e Xbox 360.
Confira a cobertura completa da E3 2014 no Jogazera.
Fonte: VG247