The Elder Scrolls Online irá justificar a sua mensalidade lançando atualizações significantes, disse o vice presidente da Bethesda, Pete Hines à GameSpot, defendendo a decisão da empresa em usar a tradicional taxa de pagamento para seu MMO.
“Nós estamos bem confiantes quanto ao suporte que nós iremos dar ao jogo e o que você irá ganhar com esses dólares,” Hines explicou em resposta a uma pergunta sobre o motivo de The Elder Scrolls Online não seguir o modelo free-to-play. “Nós também estamos muito confiantes com a nossa habilidade de dar suporte ao jogo com conteúdo. Não só em conteúdo como chegar em um novo mês e nós falarmos ‘aqui, uma nova espada e um chapéu bonitinho’, mas sim um conteúdo que seja real e significante lançado regularmente, como DLCs.”
Comparando ao sistema free-to-play, a Bethesda teria que limitar o número de desenvolvedores que a companhia teria para continuar criando novos conteúdos.
“Nós queremos fazer a versão do jogo que acharmos ser a melhor e que passe a melhor experiência,” Hines continua. “E isso significa colocar um monte de pessoas e um monte de criadores de conteúdo para termos coisas que sejam lançadas regularmente; a cada quatro semanas, cinco, seis semanas. Grandes novidades que vocês queiram.”
De acordo com Hines, a Bethesda sabe que essa taxa mensal irá limitar a quantidade de interessados em comprar o jogo; Entretanto, a empresa esta preocupada em desenvolver o seu nicho de audiência independente disso.
“Nós não estamos tentando fazer um jogo que todo mundo queira comprar automaticamente. É um certo tipo de jogo único. Não tem elementos de shooter. Não tem aliens. E é um MMO, é um jogo ‘vá onde quiser, faça o que quiser’ que nós achamos que oferece um tipo de experiência que valha a pena a taxa.”
Em Agosto, a desenvolvedora ZeniMax Online Studios anunciou que The Elder Scrolls Online iria precisar de uma taxa mensal de assinatura de $14,99. Quando isso foi anunciado, o gerente geral, Matt Firor, explicou que esse modelo se encaixa na experiência de mundo aberto que a ZeniMax quer oferecer.
“Nós estamos construindo um jogo com a liberdade de jogar – sozinho ou com os amigos,” ele disse. “Um jogo com conteúdo significativo e consistente, com centenas de horas de gameplay que podem ser experimentados logo no lançamento. Cobrar uma taxa fixa mensal significa que nós vamos oferecer aos jogadores o jogo que nós queremos fazer, e o que os fãs querem jogar. Seguir qualquer outro tipo de modelo iria precisar de sacrifícios e mudanças que nós não estamos dispostos a fazer.”
The Elder Scrolls Online chegará no dia 4 de Abril para PC e apenas em Junho para Playtation 4 e Xbox One.