O grupo de hackers chamado “fail0verflow” – creditados também pela quebra de segurança do PS3, Wii e Wii U – fizeram uma façanha que ninguém tinha feito até então: hackear um PlayStation 4 e instalar uma versão customizável do sistema operacional Linux feita ‘exclusivamente’ para o console da Sony. É possível conferir o vídeo de demonstração logo abaixo:
E sim, como você pode ver, eles conseguiram rodar Pokémon Emerald dentro de um PlayStation 4 (provavelmente a única forma de um jogo da Nintendo rodar em outra plataforma). O grupo deu um breve esclarecimento sobre a façanha realizada:
Linux no PS4 na verdade faz bastante sentido, mais do que fez em qualquer outro console. É próximo o suficiente da arquitetura de um PC e ter o 3D acceleration funcionando, embora bastante difícil, é completamente possível sem um longo esforço (um tempo de meses, não anos), ao nível de rodar jogos indies e títulos AAA, e não apenas homebrews. E milhares de indies e jogos AAA já rodam em Linux.
E sim, o SteamOS no PS4 deve funcionar uma vez que os problemas de driver forem resolvidos.
Vale notar também que esse processo todo foi feito em uma versão antiga do firmware do PS4 (1.76), já que nas versões mais novas seja bem mais complicado – e até improvável – que isso aconteça. Entretanto, é um trabalho espetacular de um grupo extremamente dedicado.