Parece que nem todos os frufrus da Nvidia conseguiram fazer um dos melhores lançamentos do ano brilhar e superar a enxurrada de críticas que a versão para PC que Arkham Knight está recebendo atualmente. Texturas pobres, FPS capado aos 30 – além de quedas constantes -, travamentos, e a lista vai longe.
O portal PC Gamer está fazendo uma análise mais a fundo do que diabos está acontecendo com essa portabilidade, e ao que tudo indica nem poderosos PCs estão conseguindo rodar o game de maneira decente. Tudo isso devido a péssima optimização para a plataforma – e aparentemente essa capada na taxa de quadros não foi a toa. Mesmo modificando alguns arquivos de inicialização para liberar mais FPS, as quedas constantes para 30 (e.g. entrar no batmóvel, luz de holofotes durante uma perseguição no automóvel) “justificam” essa capada.
E não foi só isso, durante os testes da PC Gamer, várias texturas estavam pra lá de horríveis, com exceção do próprio Batman e o batmóvel, claro. A falta de capricho está em todos os lugares, embora esse problema em específico seja bem variável – há momentos que tudo está lindo e outros não.
E a culpa é de quem?
A marcha com tochas e facões em busca dos responsáveis por essas atrocidades já começou e talvez já encontraram a quem culpar. Nos créditos do jogo, um estúdio bem desconhecido composto por apenas 12 pessoas foram creditadas pelo “PC Support” do game, dando a entender que essa portabilidade foi terceirizada. Aparentemente, não são apenas os consoles da antiga geração que estão sofrendo com isso.
De acordo com o site KitGuru, os responsáveis por esse port são da Iron Galaxy Studios, que ficou a encargo pela produção de Destiny para PS3, Borderlands 2 para PS Vita e deu uma mãozinha na produção de Batman: Arkham Origins no PC – que também sofreu em seu lançamento para PCs.
E tem solução? Tem sim, embora muita gente já esteja pedindo ressarcimento do dinheiro gasto com o jogo no Steam. A Rocksteady – produtora principal do jogo – está ciente dos problemas.
Nós estamos cientes que alguns usuários estejam reportando problemas de performance na versão de PC de Batman: Arkham Knight. Isso é algo que a Rocksteady leva muito a sério. Nós estamos trabalhando em conjunto com a equipe externa de desenvolvedores do PC para resolver esses problemas o mais rápido possível.
Equipe externa, ein, Rocksteady? O que uma mão-de-obra barata não faz. Santa dor de cabeça, Batman.