Vivemos um momento delicado no Brasil, impulsionados pelas redes sociais, milhares de babuínos cidadãos discutem estupidamente calorosamente suas ideologias e posições políticas e sociais, sempre tomando o máximo cuidado de classificar a todos entre, supostamente, duas únicas opções existentes: direita ou esquerda, hétero ou homo, exatas ou humanas, pessoa honesta ou corinthiano…
Porém, este ato de classificação é uma falácia, chamada “falsa dicotomia”. Segundo a Wikipédia:
Falsa dicotomia, falso dilema, pensamento preto e branco ou falsa bifurcação é uma falácia lógica que descreve uma situação em que dois pontos de vista alternativos, geralmente opostos, são colocados como sendo as únicas opções, quando na realidade existem outras opções que não foram consideradas. Essa falácia é usada para defender pontos de vista em geral, ela muitas vezes é usada em uma comparação em que uma das opções é completamente descartada pelo seu proponente, restando apenas a que lhe interessa.
Toda esta explicação foi necessária para lembrarmos de um triste exemplo desta falácia que vem ocorrendo a muitos anos: FIFA ou PES? Infelizmente, EA e Konami dominam o mercado de games de futebol, as duas gigantes acabam amedrontando quaisquer produtoras que desejam criar um jogo do esporte mais amado em terras tupiniquins, dando espaço apenas para títulos que não são concorrentes diretos, como os managers ou spin-offs do Mario.
Entretanto, estou aqui para apresentá-los, voltando um pouco ao passado, ao melhor game de futebol da história: High School Soccer Kunio-kun!
Com versões para NES, Super Nintendo e Mega Drive, High School Soccer Kunio-kun faz parte de uma consagrada franquia da Technos Japan, que conta com jogos de diversos gêneros e para inúmeras plataformas, estrelando Kunio-kun. Entre os títulos da série, encontravam-se beat ‘em ups e diferentes games de esportes, como hockey, queimada, basquete, além do próprio futebol. Este jogo, mais precisamente a versão de Mega Drive, jogada por mim, se trata simplesmente do jogo de futebol mais divertido que já vi. Você controla o movimento de um jogador dentro de campo, e simultaneamente, o resto do time de maneira parcial; algo semelhante ao “modo carreira” dos games atuais. A grande sacada é, aliada ao humor caricato da série, a possibilidade de usar poderes à la Super Campeões/Super Onze, onde a bola se transforma nos mais absurdos objetos ou formas, como peixes, bananas, quadrados piscantes, entre outras anomalias bizarras. Além disso, sua trilha sonora é, com toda certeza, melhor que a de qualquer jogo de futebol atual, como se pode comprovar no vídeo abaixo:
Então, agora que já lhes apresentei o melhor game de futebol da história (não precisam me agradecer!), vocês podem juntar seus amigos e passar horas disputando campeonatos eletrizantes e bem humorados! Mas não esqueça de deixar seu comentário! Até a próxima!