Shenmue: Guia rápido para as conquistas e troféus

Shenmue I & II já está disponível em versões para PlayStation 4, Xbox One e PC, mas apesar de possuir conquistas e troféus simples, vários são perdíveis.

Análise: O retorno dos clássicos obrigatórios em Shenmue I & II

Graças ao sistema de passagem de tempo do jogo, diversos eventos são perdidos e com isso acabam impossibilitando o almejado 100%. Então se você pretende correr atrás de todas as conquistas ou troféus do primeiro Shenmue, o jeito mais fácil e prático é seguir nosso guia que apresenta tudo em ordem cronológica!

Então vamos lá, voltando para o dia 29 de novembro de 1986…


Conquista/Troféu perdível!

Seja um ser humano normal e ao invés de procurar o assassino de seu pai, ligue para a polícia! Logo no começo do jogo, assim que ganhar controle sobre Ryo, saia do quarto e assista a cena com Ine-san. Logo depois basta observar o telefone no móvel a esquerda e ligar para o número 110.


Conquista/Troféu perdível!

Assim que conquistar a conquista/troféu anterior, vá até a cozinha e observe os pratos na mesa. Isso desencadeará um flashback com o finado pai do protagonista.


Conquista/Troféu perdível!

Saindo da casa para o quintal, ainda na residencia dos Hazuki, vire a esquerda e se aproxime da árvore a direita do dojo para ativar o segundo flashback.


Conquista/Troféu perdível!

Para o terceiro e último flashback é necessário observar o quadro/escritura no alto da parede esquerda do dojo, logo após a cena com Fuku-san.


Conquista/Troféu perdível!

Assim que chegar em Sakuragaoka vire a direita na esquina do telefone público e continue reto até ativar uma cena onde uma idosa pede ajuda para encontrar a casa dos Yamamoto. Ainda em Sakuragaoka existe um pequeno parque com balanços e, quase que de frente para sua entrada, há uma casa com portão cinza. Observe o nome da família do lado esquerdo do portão e vá ao parque avisar a senhora.


Retorne para onde encontrou inicialmente a idosa da conquista/troféu anterior e repare nas máquinas em frente a loja. Com 100 Yen é possível comprar uma capsula dessas máquinas e conseguir aleatoriamente um dos brinquedos colecionáveis.

Ao todo você precisará de 50 brinquedos diferentes e a melhor forma de conseguir isso é salvar o jogo antes de comprar uma capsula e carregar o save antigo sempre que ganhar um repetido.

Cada uma das máquinas representa uma coleção que é composta por uma quantidade limitada de brinquedos, então será necessário revezar para juntar os 50.

Se quiser uma listinha pra não se perder é só clicar aqui (em inglês).


Basta dar uma passada no Arcade localizado na área de Dobuita e iniciar uma partida de Hang-On ou Space Harrier ao custa de alguns Yens.


Visite a vidente na área de Dobuita e, ao custo de 300 Yen, consiga uma pista que lhe ajude a avançar na história principal do jogo.


Existem duas maneiras de se conseguir novos golpes em Shenmue, o primeiro deles é lendo os pergaminhos, seja eles encontrados na casa de Ryo ou comprados na loja Bunkado Antiques em Dobuita, e o segundo é aprendendo com um tutor.

Você provavelmente vai conseguir alguns conforme avança com a história, mas se já quiser garantir as conquistas logo no início do jogo, basta comprar 5 dos pergaminhos vendidos na Bunkado Antiques.

Caso queira aprender todos os golpes e já ter um Ryo mais experiente no início de Shenmue 2, aconselho a dar uma olhada aqui (em inglês).


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu perdível!

Após avançar um pouco com a história e encontrar um personagem chamado Charlie, no dia seguinte você será bombardeado com novas cenas e enfrentará Fuku-san em uma partida treino. Logo após o treino terminar, salve o jogo e retorne para dentro do dojo e treine mais uma vez.

A conquista/troféu é conseguida assim que a luta se inicia, porém existe um bug onde ela simplesmente não é liberada, por isso é importante salvar o jogo antes de começar a segunda sessão de treinamento.


Conquista/Troféu perdível!

No dia posterior ao encontro com Charlie e possível encontrar Wang, um funcionário do restaurante Ajiichi, em frente de uma máquina de refrigerante localizada em uma das entradas de Dobuita. Basta conversar com ele e comprar uma bebida para o rapaz.


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu perdível!

Após finalmente encontrar o desejado Phoenix Mirror, visite a loja Bunkado Antiques em Dobuita para assistir uma cena e ter a conquista/troféu liberada.

Apesar de que a descrição especifique a necessidade de visitar duas lojas, o meu troféu foi liberado apenas por visitar a Bunkado Antiques. Caso o mesmo não ocorra com você, basta visitar a loja Russiya, também em Dobuita, e mostrar o espelho para a senhora que traduziu a carta para Ryo nos eventos anteriores do jogo.


Conquista/Troféu perdível!

Após recuperar o Phoenix Mirror e visitar o Master Chen, no dia seguinte vá para Yamanose e converse com a pequena garota chamada Megumi perto do templo. Ao saber sobre o desaparecimento de sua gata, aceite ajuda-lá e faça o caminho como se fosse voltar para a casa de Ryo. Assim que ouvir os miados, desça pela escada próxima e encontre a gatinha perto do varal de roupas.


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu perdível!

Após conseguir um emprego no porto, todas as manhãs de trabalho se iniciam com uma corrida de empilhadeiras. Cadê o ministério do trabalho japonês?

A corrida é bem simples e uma vez que você se acostuma com o percurso e os controles da empilhadeira se torna fácil vencer, porém em determinado momento da história não é mais possível trabalhar, então é recomendado salvar antes de iniciar uma das corridas e dar um carregar um save antigo caso necessário.

Para a aquisição da conquista/troféu basta chegar em primeiro em uma corrida.


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu perdível!

No dia seguinte ao resgate de Nozomi, Tom irá se oferecer para ensinar uma nova técnica. Aceite e ganhe mais uma conquista/troféu.


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Conquista/Troféu relacionado a história, impossível de se perder


Caso esteja jogando no PlayStation 4 e seguiu o guia corretamente coletando todos os outros troféus, eis mais uma platina pra sua coleção.