A Warner Bros. Games Montreal anunciou Gotham Knights no último sábado, dia 22, durante a DC Fandome. A princípio o jogo agradou a maioria dos fãs. Porém, com o passar dos dias começaram a aparecer dúvidas quanto a Gotham Knights ser ou não um jogo como serviço.
Afinal, elementos de RPG, aparecer números com dano quando acerta um inimigo e progressão com nível é tudo o que um GaaS (abreviação em inglês de Games as a Service), tem. Porém Gotham Knights será uma exceção a essa regra.
Em entrevista à IGN, o produtor sênior de Gotham Knights, Fleur Marty, comentou não abordarão o jogo como um ‘GaaS‘. Independentemente do jogo ter todos os elementos de outros GaaS como mencionado acima.
“Ele não foi criado como um GaaS” explicou Marty. “Existe uma árvore de habilidade, que é diferente para cada um dos personagens, e há equipamentos que você pode forjar – e escolhas que você precisará fazer – mas isso não significa que esse é um jogo como serviço”
Dinâmica do co-op
Marty e o diretor criativo do jogo, Patrick Redding, aproveitaram a oportunidade para explicar um pouco mais como funcionará a mecânica de co-op do jogo. De acordo com o produtor será possível jogar todo o conteúdo Gotham Knights sozinho ou com amigos.
“Nós acreditamos que se juntar e viver a fantasia da dupla dinâmica pode ser uma experiência ótima para os jogadores, mas não iremos força-los a isso,” explicou Marty.
Você e seu amigo gostam muito do Robin e querem jogar com ele? Isso não será um problema. Gotham Knights permitirá jogar cooperativamente usando os mesmos heróis.
“Pelos personagens serem tão distintos entre eles, haverá uma certa assimetria. Um pouco de habilidades complementares que faz com que seja incrível caso você se junte a outros que tenham personagens diferentes”, disse Redding.
“Porém, se você tiver duas pessoas querendo jogar de Batgirl, também será possível fazer isso. Obviamente o potencial de ter duas builds e modos de jogar diferentes da Batgirl também será muito legal”
Co-op só de duas pessoas?
Redding também explicou o motivo do co-op do jogo permitir apenas dois jogadores. De acordo com o diretor poderiam “ter uma experiencia com quatro jogadores, [mas] eu acredito que quanto mais você tenta fazer isso, mais você precisa acabar criando ambientes que acabam só funcionando para essa finalidade.”
Além disso ele explicou que os heróis da Batfamília geralmente trabalham sozinhos. Entretanto, no meio dessas investigações eles acabam juntando forças com outro aliado afim de derrotar o criminoso que eles estão indo atrás. Em síntese a dinâmica co-op de Gotham Knights serve para simular essa situação que é bem normal nos quadrinhos do Batman.
“Focar mais na ideia de formar uma equipa imediata de dois nos permitiu dizer: ‘OK, podemos construir um mundo que funcione perfeitamente bem para jogar solo ou em dupla.'”
Gotham Knights chega em 2021 para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X e PC.