Menos dúvidas e mais respostas: é tudo que queríamos da Google quando a gigante bilionária anunciou seu novo serviço de streaming de jogos, chamado de Google Stadia.
Mesmo apostando num conceito batido, a Google mantém a firmeza de que o serviço do Stadia é algo “nunca visto antes” e que, pelo o que podemos deduzir, será o melhor do ramo. Mas como vai funcionar, exatamente? E o preço? E os jogos? Essas dúvidas (uma boa parte) foram respondidas hoje durante o “Stadia Connect”.
O serviço principal, chamado de “Stadia Pro“, será taxado por 9 dólares ao mês, te dando acesso aos jogos (iniciais, games adicionados posteriormente deverão ser comprados) da plataforma, resolução de até 4K, com HDR e 60 fps. Haverá também uma versão sem custo mensal (“gratuita”), chamado de “Stadia Base“, mas que vai obrigar o consumidor a comprar os jogos desejados e limitará a resolução em 1080p e 60 quadros por segundo.
Para os felizardos residentes da América do Norte e Europa que poderão testar o serviço de antemão, a Google anunciou o “Stadia Founder’s Edition“, disponível por 130 dólares e contará com um controle limitado do Stadia, um Google Chromecast Ultra, o pacote completo de Destiny 2 e três meses de assinatura do Stadia Pro.
A empresa deixou claro que irá liberar o serviço aos poucos. Apenas quem comprar o Founder’s Edition terá acesso ao Stadia em 2019, juntamente com o Stadia Pro. O serviço básico só estará disponível em 2020, juntamente com outros países e dispositivos Android/iOS.
A velocidade mínima recomendada pela Google para usufruir de uma qualidade satisfatória ao usar o Stadia é de 10Mbps, fornecendo resolução 720p e 60fps com som estéreo. A melhor velocidade considerada para ter total aproveitamento é de 35Mbps, garantindo resolução 4K, HDR, 60fps e som 5.1 surround.
Vários estúdios e empresas se juntaram a Google para trazer os principais títulos AAA do mercado para a plataforma de streaming. id Software, Ubisoft, Bungie, Netherrealm Studios, Square Enix e várias outras planejam trazer títulos como The Division 2, Ghost Recon Breakpoint, Mortal Kombat 11, Doom Eternal, Destiny 2 e Final Fantasy XV para o serviço.
A conferência também oficializou e trouxe algumas surpresas, como o anúncio de Baldur’s Gate 3 e os jogos independentes Gylt e Get Packed.
Assim que o serviço for lançado por completo, em 2020, poderemos ter mais informações sobre a disponibilidade dele aqui no Brasil e o modelo financeiro que será praticado por aqui.
Porém, não espere nenhum preço exatamente amigável e duvide como a qualidade do streaming funcionará por aqui – temos bastante conhecimento sobre a infraestrutura da internet brasileira pra saber que a Google terá que se fazer mágica por aqui.
Mais informações podem ser encontradas no FAQ oficial do Stadia no site da Google.
—
Via Kotaku