O YouTube pretende levar games mais a sério. Nos próximos meses, o serviço de streaming de vídeos do Google vai lançar o YouTube Gaming, um novo aplicativo e website dedicados exclusivamente a conteúdo de games para concorrer com o Twitch.
Em evento realizado hoje em Los Angeles, o gerente do YouTube falou sobre a crescente importância de jogos online – principalmente livestream de jogos – mas reconheceu que “o YouTube nunca deu a devida importância que os jogadores mereciam.” Com o YouTube Gaming, nunca mais vídeos sobre jogos ficarão perdidos em um mar de conteúdo.
“De Zelda a Asteroids, mais de 25 mil jogos terão a sua própria página, um local único para encontrar os melhores vídeos e livestreams daquele título.”
— Alan Joyce, gerente do YouTube Gaming
O aplicativo e o website do YouTube Gaming vão permitir que os usuários assinem canais e sejam notificados sempre que uma livestream começar. O serviço também vai fazer recomendações baseadas nos canais que o usuário está inscrito.
E quando você quiser pesquisar algo específico, basta digitar “call” na busca para receber o jogo “Call of Duty“, e não a música “Call Me Maybe“.
O Twitch, até então o maior rede social especializada em livestreams de jogos, não se intimidou com a notícia, e reagiu com muita ironia:
. @YouTubeGaming Welcome Player 2. Add me on Google+. #kappa
— Twitch (@Twitch) June 12, 2015
Bem vindo player 2. Me add no Google+ #kappa
Para quem não sabe, Google+ é a tentativa do Google em criar uma rede social, que é mundialmente conhecida por falhar miseravelmente nessa tentativa. “Kappa” é um termo popular no Twitch que denota sarcasmo.
Sim, o Twitch pegou pesado, mas a internet parece ter gostado da provocação, já que a mensagem está com mais de 13 mil interações no Twitter.