O estúdio Yager Development, responsável pelo desenvolvimento de Dead Island 2, foi removido do projeto, deixando o jogo temporariamente sem estúdio para continuar os trabalhos. A notícia foi divulgada pela Deep Silver, publisher do jogo.
Ainda de acordo com a Deep Silver, a sua dedicação estará sempre focada em apresentar a sequência que os fãs merecem e, assim sendo, ela “foi forçada a tomar esta decisão após cuidadosa reflexão”.
Até a definição de um nova desenvolvedora, o jogo ficará paralisado.
A Yager Development não ficou calada, e veio a público comentar sobre o afastamento do projeto, afirmando que o estúdio e a Deep Silver não partilhavam da mesma visão para Dead Island 2. O responsável afirma que as empresas tinham “visões diferentese” a respeito do jogo.
“A nossa equipe é formada pelas melhores mentes criativas e especialistas de tecnologia, partilhando a mesma identidade.
A equipe trabalhou com entusiasmo no Dead Island para o levar para o próximo nível de qualidade.
No entanto, o Yager e a Deep Silver não estavam alinhados referente à visão que tinham para o projeto, o que levou à decisão tomada.”
— Timo Ullmann, diretor da Yager
O estúdio, apesar de perder a produção de Dead Island 2, não está parado e promete uma fantástica Gamescom, afirmando estarem envolvidos em pelo menos dois novo projetos. Um deles chama-se Dreadnought.