Kingdom Hearts III, a aguardada conclusão do arco antagonizado por Master Xehanort, está sendo desenvolvido pela Square Enix para PlayStation 4 e Xbox One.
Esperado deste o lançamento de KHII, lançado para PS2 em 2006, KHIII foi oficialmente anunciado durante a E3 2013 e desde então vem recebendo poucas novidades.
O jogo será dirigido por Tetsuya Nomura que em setembro de 2014 deixou o posto de diretor de Final Fantasy XV para dar maior atenção à nova aventura de Sora e Riku.
Além do novo visual, agora Sora poderá transformar sua Keyblade em duas pistolas e em uma espécie de lança-mísseis mágico para atingir inimigos à distancia. O garoto também terá em seu arsenal algumas das atrações do parque Walt Disney World como golpes especiais, além da biga puxada pelo Pegasus de Hércules. Os companheiros inseparáveis Donald e Pateta também estarão de volta e, junto com Sora, usarão golpes em equipe para abrir caminho entre a horda de Heartless e quaisquer outros inimigos.
Os cenários do novo jogo parecem estar mais abertos do que nos jogos anteriores. Também é possível ver que agora há uma maior interação de Sora com o mundo ao seu redor, como podemos ver no mais recente trailer liberado durante a E3 2015, Sora usa pequenos troncos para atravessar um rio e depois acaba escorregando de uma colina.
Até o momento o único mundo novo que Sora e cia visitarão é o de Enrolados (Tangled), mas os sucessos atuais da Disney como Frozen e Big Hero 6 também deverão dar às caras. Por outro lado, muitos acreditam que possamos ter a presença de personagens da Marvel e de Star Wars, visto que a Disney atualmente é dona das duas marcas, presentes no game, o que eu acho que não faria muito sentido agora e sim em um possível Kingdom Hearts IV.
Antes de falar sobra a história, eis uma pequena linha cronológica da franquia:
- Kingdom Hearts χ¹ (PC browsers, 2013 apenas no Japão)
- Kingdom Hearts: Birth by Sleep² (PlayStation Portable, 2010)
- Kingdom Hearts³ (PlayStation 2, 2002)
- Kingdom Hearts: Chain of Memories³ (GameBoy Advance, 2004 | PlayStation 2, 2007)
- Kingdom Hearts: 358/2 Days² (Nintendo DS, 2009)
- Kingdom Hearts II² (PlayStation 2, 2005)
- Kingdom Hearts: Codec³ (Mobile, 2008 apenas no Japão | Nintendo DS, 2010)
- Kingdom Hearts 3D: Dream Drop Distance (Nintendo 3DS, 2012)
¹ – Será relançado com o subtítulo “Unchained X” para mobile e chegará ao ocidente.
² – Presente na coletânea Kingdom Hearts 2.5 HD Remix para PlayStation 3.
³ – Presente na coletânea Kingdom Hearts 1.5 HD Remix para PlayStation 3.
Espera-se que KHIII resolva todas as pontas soltas deixadas nos jogos anteriores, o que não será tarefa fácil, e abra novas possibilidades para o futuro da série. O game se passará após o término de Dream Drop Distance e terá uma forte influencia de Birth by Sleep.
A conversa entre Sora e Riku no primeiro trailer liberado em 2013 também pode sugerir o rumo da jornada de Kingdom Hearts III:
– Já se decidiu?
– Sim, é que… Eles realmente precisam de mim, eu tenho que ir. Eu sou quem sou por causa deles.
Quem jogou o título para PSP consegue ligar muito bem o diálogo aos protagonistas Ventus, Terra e Aqua. Junte isso ao fato de que Sora encontra a Keyblade de Master Eraqus nas praia de Destiny Island e pronto, temos a busca pelos heróis de Birth by Sleep como início do game. Além disso, versões jovens de Xehanort e Eraqus aparecem no mais recente trailer confirmando a forte ligação que KHIII terá com Birth by Sleep.
Eis uma curiosidade: A disposição de dias no calendário atrás de Eraqus na imagem acima irá acontecer em outubro de 2015 e dezembro de 2016. Seria uma possível dica para novas informações? Ou quem sabe teremos o jogo no final do ano que vem? Illuminati?
Uma coisa é certa, Kingdom Hearts III está sendo desenvolvido pela Square Enix e será lançado para PlayStation 4 e Xbox One ainda sem data de lançamento definida.