A Guerrilla Games, criadora da franquia Killzone – exclusiva para plataformas PlayStation – causou uma ótima impressão ao anunciar sua nova propriedade intelectual na conferência da Sony na E3 2015. Trata-se de Horizon Zero Dawn, título de Action-RPG de mundo aberto que será exclusivo para PlayStation 4.
Máquinas primitivas pós-apocalípticas
Mil anos após um grande desastre apocalíptico que quase exterminou os humanos da Terra, a natureza tomou conta do planeta. Os humanos não são mais a espécie dominante. Os poucos que restaram, organizaram-se em pequenas tribos primitivas. As máquinas, resquícios da época de grandes avanços tecnológicos, estão no comando agora.
De alguma forma (que não foi explicada ainda, o que torna esse jogo ainda mais interessante), as máquinas conseguiram se adaptar às condições extremas do planeta, assumindo formas complexas e avançadas que lembram dinossauros e outras criaturas pré-históricas.
Neste cenário, vamos controlar a jovem Aloy (que tem por volta de 20 anos de idade), uma das mais habilidosas caçadoras de sua tribo. A tribo de Aloy, assim como outras tribos, nunca teve contato com a tecnologia, e somente a conhecem como ela se apresenta hoje.
Action RPG de mundo aberto
Após o lançamento de Killzone 3, parte da equipe da Guerrila Games focou-se em Killzone: Shadow Fall, título de PS4 lançado em Novembro de 2013, enquanto outra parte reduzida da equipe trabalhava na concepção do seu próximo título de mundo aberto. Foi então que nasceu Horizon Zero Dawn, o projeto mais ambicioso da empresa.
Horizon será um Action RPG em terceira pessoa de mundo aberto. Aloy é uma personagem muito ágil, mas também bastante esperta. Para derrotar as criaturas (que vão de pequenas espécies de dinossauros até tiranossauros gigantes) será preciso não somente o uso de armas, como também estratégia para acertar estas máquinas em seus pontos fracos.
Em Horizon, será necessário coletar recursos da natureza ou dropando dos inimigos. Com estes recursos será possível construir novas armas, ferramentas e munição, portanto há um elemento de crafting muito presente nesse jogo. E, claro, Horizon terá quests, muitas quests.
Outras informações
Horizon está sendo construído na mesma engine usada em Killzone: Shadow Fall (por isso os gráficos impressionam pela sua qualidade).
Alguns executivos da Sony ficaram receosos com a protagonista feminina, num primeiro momento. Eles acharam que uma mulher poderia gerar uma repercussão negativa no público. O time da Guerrilla, entretanto, sempre insistiu na ideia da protagonista mulher e, por isso, realizou pesquisas com um pequeno público para ver a reação dessas pessoas. E a reação não poderia ser melhor.
Horizon Zero Dawn ainda não possui data de lançamento, mas deve chegar em 2016 exclusivamente para PlayStation 4.