Ashraf Ismail, diretor criativo de diversos jogos da franquia Assassin’s Creed, foi formalmente demitido da empresa hoje (14) após uma série de investigações internas.
A notícia circulou como um email interno entre os funcionários da Ubisoft Montreal. Uma cópia desse email foi obtida pelo pessoal do Kotaku:
“Após uma investigação liderada por uma empresa externa, foi decidido que o contrato de Ashraf precisava ser encerrado. Não podemos prover nenhum detalhe adicional dessa investigação confidencial”, diz o email.
O buraco vai fundo
Ashraf havia deixado a liderança criativa de Assassin’s Creed Valhalla em junho, citando “motivos pessoais”. Várias mulheres alegaram que Ashraf escondeu ser casado ao se relacionar com elas.
Esse escândalo vem acompanhado às várias denúncias de conduta sexual imprópria de diversos chefes e executivos da empresa, além de alegações que esses executivos foram os culpados por minar a possibilidade de um Assassin’s Creed liderado unicamente por uma personagem feminina (coisa que o próprio Ashraf acusou internamente).
Ashraf Ismail foi o responsável criativo reconhecido por seu trabalho em Assassin’s Creed 4: Black Flag, Assassin’s Creed Origins, e mais recentemente Assassin’s Creed Valhalla.