À primeira vista, Tembo the Badass Elephant pode aparentar ser um jogo amigável e familiar, trazendo como protagonista um simpático elefante em um mundo brilhante e colorido. No entanto, não se deixe enganar: Tembo traz uma boa dose de ação e dificuldade, no melhor estilo clássico de plataforma 2D.
Ao assumir o papel do herói elefante, você é alistado pelas forças armadas para ajudar a lidar com uma série de inimigos que ameaçam a cidade de Shell City. Sua função principal é rolar e destruir coisas, sejam elas caras maus, carros, tanques, helicópteros ou o que quer que apareça na sua frente. Assim como em Sonic, todas as fases são construídas para potencializar suas investidas, com inúmeras colinas, ladeiras e plataformas, que transformam nosso amigo elefante numa máquina de destruição veloz.
Além das habilidades de correr, pular e esmagar, Tembo pode ainda usar sua tromba para esguichar água. Os usos vão desde os mais óbvios, para apagar qualquer tipo de fogo, mas também servem em puzzles mais complexos, como regar sementes e fazê-las se tornarem árvores que o ajudarão a alcançar locais que antes não eram acessíveis.
No entanto, nem tudo é tão simples. Fazendo jus ao seu estilo old school, Tembo também possui um certo nível de dificuldade, que talvez represente um desafio a mais para jogadores casuais. Um exemplo é o esquema de vidas limitadas: cada level possui seus checkpoints, mas uma vez que você fica sem vidas, é preciso reiniciar a fase desde o início. Também há fases que permanecem bloqueadas até que você destrua um determinado número de inimigos, muitos deles bem escondidos ao longo das diferentes localidades do jogo.
Para os amantes de jogos de plataforma, Tembo the Badass Elephant parece acertar em cheio, trazendo um visual agradável, jogabilidade interessante e um nível de dificuldade capaz de agradar aqueles que procuram um desafio a mais.
O jogo, produzido pela Game Freak e distribuído pela Sega, foi liberado hoje e está disponível para PS4, Xbox One e PC.
____________
Via The Verge