Durante o Indie World Report de Agosto, tivemos o anúncio e lançamento de Manifold Garden para Switch e logo em seguida, para as outras plataformas (PS4 e Xbox One). Entre todos os puzzles que já joguei, esse título é um dos mais únicos interessantes.
A premissa do jogo está na mudança de perspectiva e na geometria infinita, em que padrões e os cenários se repetem até onde sua tela consegue ver. Tudo isso é acompanhado da ausência de narrativa clara, você simplesmente está ali por estar.
O jogo começa com pequenos quebra cabeças e assim, vai te ensinando suas mecânicas. Ao chegar próximo de uma parede, basta apertar um dos gatilhos e a gravidade do mundo é alterada fazendo com que aquela parede passe a ser o chão. Com essas pequenas brincadeiras com a perspectiva e o centro de gravidade, Manifold Garden vai se tornando algo cada mais maior e mais complexo.
A primeira vez que você chegar à um ambiente externo, notará que as formas se repetem infinitamente e um dos primeiros impulsos é saltar de onde você estiver para ver o que acontece.
A surpresa se dará ao notar que não há um limite para sua queda, você apenas continuará caindo e vendo as mesmas formas se repetindo infinitamente e assim, uma nova mecânica de quebra-cabeças é adicionada. Uma verticalidade atrelada à geometria infinita. Como você alcança a parte de cima de uma estrutura que não possui escadas ou acessos? Simples, basta você saltar para baixo, que cairá em cima do prédio que deseja alcançar.
Graficamente, Manifold Garden tem uma beleza única. Para quem gosta de padrões, apreciar as formas se repetirem infintas vezes ao horizonte é extremamente satisfatório. Todo o clima do jogo é representado por suaves tons de cinza, branco e algumas cores para indicar em qual “plano” você está.
Em certos momentos, você verá fenômenos que alteram a percepção e o clima do mundo, como uma chuva ou mesmo a escuridão. formada pelo vácuo de um objeto que você precisará carregar. Isso dá uma variabilidade no tom e contribui para que uma pequena história se forme em sua cabeça.
Manifold Garden é um jogo para ser jogado tranquilamente e sua trilha sonora contribui para esse estado “meditativo” que o jogo te proporciona. Não há pressa, não há limite de tempo, não há necessidade de correr. O ideal é apreciar as formas, entender como cada quebra-cabeça se conecta com as mecânicas apresentadas anteriormente e aproveitar a satisfação incrível de encontrar uma solução para um desafio difícil.
Manifold Garden foi o primeiro jogo desenvolvido pelo artista William Chyr e está disponível para PC, Xbox One, Nintendo Switch e PlayStation 4.