Se tudo der certo e a pandemia de coronavírus não atrapalhar os planos, a próxima geração chegará muito em breve. Tanto a Microsoft quanto a Sony (digo, mais ou menos, né, Sony?) estão prontas para entregar seus novos consoles de ponta e com uma enxurrada de novidades para os jogadores.
Uma das principais notícias da última semana foi a revelação completa das especificações técnicas do novo console da Microsoft, o Xbox Series X. Apresentado na E3 do ano passado, a empresa foi divulgando novos detalhes do console, e enfim, temos a lista completa das especificações técnicas.
A Sony, em contra mão, ainda não mostrou seu console publicamente. Hoje, o arquiteto líder da empresa, Mark Cerny, apresentou ao mundo um arraiá de configurações, recursos e todo o poderio das especificações técnicas do PS5. Muitos esperavam – com muita ansiedade – ao ver o console, e o que ganharam foi uma apresentação puramente técnica de 50 minutos, voltada para engenheiros e desenvolvedores.
Ainda não sabemos sobre os planos de marketing da Sony e quando a apresentação oficial do console em si irá acontecer, mas especulas-se em alguma State of Play ou evento de revelação oficial. Por fim, vamos ao papo técnico:
Xbox Series X
- CPU: 8x Cores @ 3.8 GHz (3.66 GHz w/ SMT) Custom Zen 2 CPU
- GPU: 12 TFLOPS, 52 CUs @ 1.825 GHz Custom RDNA 2 GPU
- Memória: 16 GB GDDR6
- Largura de Banda da Memória: 10GB @ 560 GB/s, 6GB @ 336 GB/s
- Armazenamento Interno: 1 TB Custom NVME SSD
- Taxa de Transferência: 2.4 GB/s (raw), 4.8 GB/s (comprimido, com hardware customizado de bloco de descompressão)
- Armazenamento Expansível: Cartão expansível de 1 TB
- Armazenamento Externo: Suporte a USB 3.2 External HDD
- Drive Óptico: 4K UHD Blu-Ray Drive
PlayStation 5
- CPU: 8x Zen 2 Cores at 3.5GHz (frequência variável)
- GPU: 10.28 TFLOPs, 36 CUs at 2.23GHz Custom RDNA 2 (frequência variável)
- Memória: 16GB GDDR6
- Largura de Banda da Memória: 448GB/s
- Armazenamento Interno: Custom 825GB SSD
- I/O Taxa de Transferência: 5.5GB/s (raw), Typical 8-9GB/s (comprimido)
- Armazenamento Expansível: NVMe SSD Slot
- Armazenamento Externo: Suporte a USB HDD
- Drive Óptico: 4K UHD Blu-ray Drive
Vale notar que ambos os consoles são extremamente parecidos, com apenas diferenças notáveis em suas respectivas taxas de TFLOPS na unidade de processamento de vídeo. Não sabemos o que isso pode realmente significar na prática além de uma ‘vantagem’ bruta para o console da Microsoft, mas as duas empresas sabem no que investir.
Na apresentação de Cerny sobre o PS5 realizada hoje, o arquiteto enfatizou de maneira recorrente a tecnologia envolvida no SSD do console, alegando ser muito mais potente do que os SSDs NVME M.2 disponíveis hoje no mercado. Completou dizendo que isso mudará completamente o jeito que os jogos são pensados, já que tudo poderá ser carregado de maneira instantânea.
Mais informações sobre os futuros consoles devem ser divulgadas nos próximos meses (esperamos, Dona Sonya).
—