Lançado há mais de um ano, Streets of Rage 4 foi uma grandiosa surpresa e uma incrível volta à forma de uma das franquias mais queridas do gênero beat ‘em up e arcades. Esse era um dos jogos presentes no emulador de Mega Drive que eu mais jogava quando criança – retornar ao game e ver que seu clássico gameplay ainda estava presente e com um visual completamente repaginado, me deixou em entusiasmo instantâneo.
Streets of Rage 4 sabe exatamente seus pontos fortes e onde que precisava de melhorias. O gameplay intocado – embora com a adição de alguns novos movimentos, golpes e uma fluidez melhor por conta do novo estilo de animação – permanece como um dos maiores pontos altos do game. A nova direção de arte também brilha ao trazer personagens clássicos e novos lutadores ao elenco do jogo.
Ok, mas essa não é uma análise de Streets of Rage 4 – sabemos que o jogo é ótimo, mas e o que dizer da DLC, que traz um novo modo de jogo e três personagens a mais para jogar? Fique tranquilo: embora a intenção desse conteúdo adicional não seja exatamente expandir a história do jogo, ele não deixa de ser um conteúdo de qualidade para um game excepcional.
Na mente de Mr. X
Servindo apenas como um background pra rolar mais pancadaria, os eventos da DLC O Pesadelo de Mr. X se passam após a campanha de Streets of Rage 4. Com a ajuda de Dr. Zan, nossos protagonistas são enviados a uma simulação que reconstrói cenários e inimigos diretamente da cabeça do antigo antagonista da série, o Mr. X. O objetivo aqui é fazer com que os personagens treinem contra futuras ameaças que podem tirar a paz de Wood Oak City, assim como os Irmãos Y, da campanha principal.
Essa simulação conta com novos cenários e itens, além de um sistema de progressão que remete a jogos roguelike. Você só tem uma vida e precisa chegar o mais longe que conseguir, com a dificuldade escalando a cada nível passado. Ao finalizar um level, é possível escolher entre 2 ou 3 modificadores/power ups que te dão um grande auxílio nas batalhas. Alguns exemplos: armas especiais douradas que aparecem no começo do nível e causam dano aumentado, adição de dano elemental ao especial Blitz do personagem, aumentar o dano com base no tanto de HP que o personagem possui e dentre vários outros.
Outro ponto interessante é que, ao contrário do modo campanha, a simulação não conta com escolha de nível de dificuldade – cada onda de inimigos acompanha uma curva de dificuldade que é “separada” em começo, meio e endgame. Cada etapa conta com inimigos gerados aleatoriamente que seguem regras específicas de como a dificuldade deve seguir progressivamente e envolver habilidade e modificadores escolhidos pelo jogador.
Alguns níveis também fazem um charme para os jogadores mais antigos da franquia ao trazer os visuais em pixel art diretamente dos anos 90, com direito a efeito de telas CRT e tudo mais. Esse novo modo é um jeito bem bacana de prender os jogadores e aumentar consideravelmente o engajamento e tempo de jogo com novos conteúdos, fases, armas e mais algumas outras novidades.
Outro ponto importante foi a adição de três novos lutadores ao cast principal, sendo possível usá-los durante as missões de história e arcade. Estel, Max e Shiva trazem um ar de novidade ao jogo como um todo, já que cada lutador possui seu próprio set de habilidades e poderes. Shiva, em particular, virou um dos meus favoritos de se jogar devido aos seus movimentos e golpes rápidos.
No final das contas, embora esse tipo de DLC não agregue um valor substancial à história do game, o conteúdo oferecido aqui é um mix bem chamativo para quem simplesmente quer mais Streets of Rage. Os novos cenários, armas e personagens são motivo mais do que o suficiente para convencer a quem já gostou do jogo base.
O Pesadelo de Mr. X está disponível para PS4, Xbox One e PC.