Steamworld Heist

Análise: Em Steamworld Heist, cada movimento deve ser friamente calculado

Apesar de estar no mesmo universo de Steamworld Dig, Heist é um jogo completamente diferente, com um sistema de estratégia por turnos onde cada tiro precisa ser friamente calculado para derrotar seus adversários ou você poderá causar graves danos ao seu prórpio time.

Robôs-piratas dominando o espaço

Apesar de estar no mesmo universo de Steamworld Dig, Heist é um jogo completamente diferente, com um sistema de estratégia por turnos onde cada tiro precisa ser friamente calculado para derrotar seus adversários.
Durante cada turno, os personagens possuem uma ação de movimento e uma ação que pode ser usada para atirar ou para alguma habilidade específica de cada personagem.

Há uma grande diversidade de armas e cada uma delas possui uma física diferente; os tiros das pistolas podem rebater em varias superfícies e acertar os inimigos pelas costas; as grandas são lançadas em uma trajetória hiperbólica (e você terá que prestar muito mais atenção quando calcular os tiros); as escopetas disparam em um arco e dispersam com a distância. Existem também versões mais raras das armas e dos equipamentos que podem ser coletados em cada fase.

Cada personagem pode ser é único e carismático, mas para conhecê-los você terá conversar com eles na nave, durante as missões. As diferentes classes são:

  • Captain – Exclusivo da capitã Piper, as habilidades variam entre inspirar os personagens próximos a causarem mais dano e curá-los;
  • Bounty Hunter – classe exclusivo de Sally Bolt, o ajudante da capitã Piper, que causa mais dano depois de perder parte do HP;
  • Vanguard – o personagem que pode causar mais dano, explosões e tiros mais fortes estão entre a lista de habilidades;
  • Brawler – a classe de combate corpo-a-corpo;
  • Sentry – a classe ideal para atirar de longe, há um bônus de dano se você atirar sem se mover;
  • Flanker – a classe com mais “quadrados” de movimento e possui bônus de dano quando acertar um inimigo pelas costas.

Apesar de alguns personagems terem as mesmas classes que outros, a lista de habilidades e armas que podem ser equipadas são diferentes, dando um dinamismo grande ao jogo.

Pense antes de atirar

Os estágios são gerados proceduralmente, fazendo cada missão ser única, mesmo quando for re-jogada; há também a possibilidade de escolher entre cinco níveis de dificuldade e as missões variam entre derrotar inimigos, coletar ítens através da fase ou chegar a um ponto específico da nave e destruir algo no cenário. Há também uma contagem regressiva em alguns estágios que aciona perigos como turretas e inimigos adicionais, aumentando exponencialmente a dificuldade. Ao final de cada cenário, há uma batalha com um chefe, com uma grande quantidade de vida e habilidades únicas.

Há um sistema de coletáveis, para os colecionadores de plantão, no qual você pode atirar nos chapéus dos inimigos, derrubando-os e deixando-os disponíveis para que você pegue.

O estilo gráfico presente em Steamworld Dig é o mesmo de Heist, toda a temática que mistura steampunk, cowboys e piratas é extremamente detalhada e charmosa. Além de invadir naves e bases inimigas, você pode passar por diversos bares, lojas de armas e lojas de chapéus nas três regiões do espaço. A versão de PS4 trás gráficos em 1080p e 60 FPS, o que deixa o jogo com uma beleza incrível.

SteamWorldHeist_HD_06

Resumo / Considerações Finais

Steamworld Heist é um jogo excelente com aproximadamente 12 horas de duração e pode ser jogado novamente nas difuculdades mais altas, se você deseja mais desafios. As mecânicas de tiro, cobertura e movimento são extremamente interessantes e você deverá se aproveitar delas para ter êxito nas missões.