Análise: Apesar da repetição, Marvel’s Iron Man VR é uma das melhores experiências para a plataforma

Análise – Marvel’s Iron Man VR

O PlayStation VR ainda é um acessório do PlayStation 4 com um público bastante restrito, principalmente pelo seu alto custo. A plataforma possui uma quantidade grande de experiências interessantes e, cada vez mais, vemos a Sony investindo em jogos de diferentes estilos. No entanto, ainda sentimos falta de um grande “system-seller”, aqueles jogos que são os motivos que incentivam os jogadores a investirem no hardware.

Marvel’s Iron Man VR é o mais novo jogo exclusivo da Sony para a plataforma. Ao assumir o controle do Homem de Ferro, você terá que voar por diferentes localidades do mundo, enquanto luta contra os fantasmas do passado de Tony Stark e um vilão menor e recorrente dos quadrinhos. Em mais ou menos 8 a 10 horas de campanha, você vai enfrentar muitos drones e se divertir enquanto controla o herói pelo ar.

Um dos melhores controles de movimento no PSVR

Indo direto ao ponto, os controles de Iron Man VR são o grande destaque para o jogo. Você controla os 2 propulsores nas palmas da armadura e ao apertar os gatilhos, irá gerar impulso na direção oposta de onde suas palmas estão posicionadas; ou seja, basta você posicioná-las para baixo para ganhar altura e para trás, para se mover à frente. As primeiras missões te colocarão em uma espécie de circuito, que é usado para te familiarizar com os controles, e, com o decorrer da história, sua capacidade de multitasking será exigida para voar, desviar dos ataques dos inimigos e atirar nos drones ao mesmo tempo.

Além dos propulsores, você possui o tradicional tiro da palma das mãos. Basta apontar a mão aberta para o inimigo e apertar o botão central do PS Move. Você também possui uma arma secundária, que pode ser alterada conforme você desbloqueia melhorias e outros equipamentos para sua armadura e, para ativá-la, é só virar o punho para baixo. Alternar entre as armas primárias e secundárias é primordial para sua estratégia ser mais efetiva, pois ambas possuem um tempo de recarga.

Por último, você tem acesso ao poderoso Unibeam, disparado direto do seu reator e usado para dizimar qualquer coisa que está à sua frente. Esse especial é carregado quando você derrota inimigos e é bom para momentos em que você está cercado.

Os combates são muito fluidos e a movimentação do personagem é bastante precisa e em nenhum momento tive problemas de tracking ou mesmo de imprecisão. O grande desafio aqui era a minha própria coordenação motora.

Fantasmas do Passado

Fora da armadura do Homem de Ferro você assume o controle de Tony Stark, em trechos em que você pode ir a alguns pontos da mansão e interagir com objetos simples, basicamente pegar coisas e jogar longe (que é exatamente a primeira coisa que você vai fazer em QUALQUER jogo em realidade virtual).

Esses trechos contam uma história digna de um arco dos quadrinhos, sobre a vida de Tony em um momento que a Stark Industries deixa de produzir armas para voltar-se apenas à tecnologia, mas alguns fantasmas do passado passam a atormentá-lo. Tudo começa com um ataque ao avião onde você e Pepper estão, que acaba por deixá-la hospitalizada e apresentar um dos vilões do jogo, a Fantasma (que você provavelmente vai reconhecer, se assistiu o segundo filme do Homem Formiga no MCU).

Os diálogos de Stark sempre trazem o sarcasmo e bom humor que reconhecemos do herói, mesmo nos momentos mais sérios e tensos. A dublagem de Friday também merece um destaque aqui. Ela é um dos melhores personagens do jogo.

Um dos problemas nos trechos de história é que eles acabam por ser lentos demais, tirando um pouco da empolgação e adrenalina que você experimentava enquanto voava e atirava há poucos instantes.

Performance técnica excelente, mas com um alto custo

Sabendo das limitações que um jogo de VR pode ter, não espero que os gráficos sejam maravilhosamente incríveis, mas Iron Man VR superou minhas expectativas. Os cenários são abertos e, apesar de simples, como prédios em meio à noite de Shanghai, cavernas ou mesmo o céu ao lado do avião na primeira missão, não apresentam texturas borradas ou mal carregadas.

Outro ponto surpreendente para mim foi o fato da sua movimentação não causar enjoo ou náusea. Eu tenho sérios problemas com alguns jogos de movimentação livre como Skyrim ou Robinson: The Journey, mas, aqui, não tive problema algum, mesmo com as movimentações e viradas rápidas que podem ser necessárias em alguns momentos.

Porém, tudo isso vem com um alto custo: a quantidade inacreditável de telas de carregamento. Qualquer mudança de cenário, início de missão ou mesmo algumas coisas dentro da própria fase estão atrelados à trechos que passam de 1 ou 2 minutos de espera no PlayStation 4 regular. Para um jogo cheio de ação como esse, o fato de você perder durante a missão e precisar esperar quase 1 minuto para retomar acaba tirando bastante da imersão.

Resumo

Em resumo, Marvel’s Iron Man VR é um excelente jogo se você já possui o PSVR, mas não é o suficiente para incentivá-lo a comprar um. São 8 a 10 horas de história entre voar, atirar em drones e alguns momentos de história que acabam se arrastando um pouco no final. Os controles de movimento são impecáveis e a sensação de controlar a armadura do Homem de Ferro é incrível.

[alert type=white ]Essa análise foi escrita com um código de review gentilmente fornecido pela PlayStation[/alert]