É muito comum no mercado de Games Indie um jogo surgir como sucessor espiritual ou uma adaptação de um exclusivo para outras plataformas, deixando o termo “exclusivos” mais fraco no ramo, mas ver um grande estúdio desconhecido criar um Zelda Breath of Wild de qualidade Triple A pegou o mundo inteiro de surpresa, ainda mais por ser gratuito!
Claro que o jogo tem elementos Gacha mas você pode jogar sem gastar um tostão e como Genshin Impact saiu para praticamente todas as plataformas, excluindo só o Xbox One, podemos dizer que é um ato de acessibilidade para todos os Gamers, do celular ao PC Master Race.
A primeira coisa que o jogador vai perceber é, QUE COISA LINDA, CARA! Sim, os gráficos são maravilhosos e o Cell Shading dos personagens bem feitos no nível Arc System Works, a criadora de GG Strive, GranBlue Fantasy VS e Dragon Ball Fighters Z, e apesar de alguns objetos ainda surgirem na tela devido a proximidade, não é nada que estrague o prazer de olhar ao redor em Genshin Impact e seu vasto mundo funcional, onde você vira realmente um desbravador de uma terra bem desenvolvida, me fazendo pensar no trabalho que tiveram para colocar cada fruta, ovos e cogumelos no cenário para ficar bem realista e parecer natural.
Indo além da beleza do Game, temos também um sistema de jogo bem simples e intuitivo para quem já está habituado aos RPGs de ação desta geração e mesmo no teclado será bem fácil usar todo o potencial dos personagens em situações de necessidade, que vão ocorrer, principalmente ao se deparar com hordas de inimigos que brotam ou chefes, pois nem todo adversário é visível, mas não se preocupe, cada personagem tem seu jeito de lidar com os adversários e é muito rápido mudar entre eles.
Você começa controlando o personagem principal que tem o poder do vento e parece ter aparecido neste mundo fantasioso tipicamente de um JRPG, o que revela pela aparência dos personagens, ser um Tales of genérico e eles não fazem questão de mostrar isso, tornando os personagens, Quests e sistema de jogo como os focos principais, e realmente, os mais importantes.
Em pouco tempo você já aprende como jogar, o sistema de fôlego, escalar, nadar, os objetivos, a usar os Menus e logo estará com muitos personagens no time, seja seguindo a história ou pelo sistema de Gacha, mencionado antes, que darão personagens novos e armas, e como surgem muitos itens e acessórios equipáveis pelo caminho, o sistema de microtransações para jogadores mais experientes vai ficar inútil, a menos que após algumas dúzias de hora os inimigos fiquem insanamente difíceis ou em futuras campanhas Multiplayer onde talvez seja necessário adquirir alguma arma elemental suprema.
Quem for tiozão e já jogou JRPGs de ação por mais de 20 anos, a primeira vista pode achar que Genshin Impact não teria graça por soar “mais do mesmo”, mas é aí que se engana. Genshin Impact pega esse lugar comum e aperfeiçoa somando todos os recursos de Cook, Craft, Quest e Party e deixa do jeito prático e divertido que os jogos anteriores deveriam ser, ou seja, Genshin Impact também aperfeiçoa o que você já gostava antes e traz novidades sutis que valoriza a diversão e velocidade, pois os criadores sabem que hoje em dia temos pouco tempo para jogar, a menos que você viva de Streaming, e se adapta a esta nova geração que não lida bem com perder vidas, recomeçar, Game Over.
Indo além dos JRPGs, temos o mapa que lembra The Witcher e o sistema de Quest que lembra GTA, dadas suas devidas proporções, pois aqui é muito fácil alcançar sua meta, a ponto do chão formar uma trilha dourada brilhante para os mais perdidos. Como o jogo é amigável para novos jogadores, qualquer informação estará disponível a toda hora nos Menus e as vezes aparece uma mensagem ensinando como se usa uma habilidade na hora e todas as ações épicas são recompensadas, pois as Conquistas são inúmeras.
Falando agora de uma novidade muito inteligente e com grande potencial de situações, que são as reações elementais e as interações de cenários. Usando ataques físicos não elementais como espadadas e flechadas que têm suas óbvias diferenças, mas com os ataques elementais, os famosos golpes de fogo, vento, gelo, eletricidade e etc, não só causam dano referente ao elemental que o adversário é fraco como podem gerar reações adversas, em cadeia e até em conformidade com o ambiente.
Um ataque de eletricidade acerta todos os inimigos molhados em cadeia, um de gelo na mesma situação o congela. Uma flecha de fogo num Slime de eletricidade pode dar um curto circuito, ou um ataque de fogo derrete um Slime de água, e caso teu personagem seja do tipo escudo, ele pode absorver o elemento do inimigo e devolver em danos, mesmo que seja mínimo, será somado ao teu ataque.
Certamente existem outras combinações elementais que não descobri ainda, mas cada descoberta garante mais prêmios, que podem ser convertidos em Desejos, o sistema de Gacha que traz mais personagens além dos que a história já fornece. Claro que os personagens sorteados são uma mistura de propriedades dos principais, gerando assim uma criação de time atípica que ligado à inteligência do jogador pode-se criar uma Party bem inovadora na estratégia.
Existem mais reações inovadoras usando os poderes elementais, mas vou deixar o resto para você descobrir, junto do imenso mapa que o Game fornece, com suas praias, montanhas e cavernas cheio de inimigos, ingredientes e paisagens maravilhosas. Apesar de ser um jogo bastante pesado, ele roda bem e o Frame Rate na versão PC, onde testamos, se mantém estável mesmo em batalhas contra chefes imensos, onde surge um novo sistema de combate, que ficará em segredo, mas lembra FF XV.
Com a soma de vários fatores de jogos famosos, sistema de Gacha e muita beleza gráfica e sonora, Genshin Impact tem tudo para ser teu novo vício de estimação, seja jogando sozinho ou em multiplayer, um grande estímulo para ver muitos sóis nascerem pela janela da tua casa.