Ontem aconteceu o famoso AMA, ou Ask Me Anything (Pergunte-me qualquer coisa) no reddit com Gabe Newell, co-fundador e diretor de jogos da Valve, e como todos devem imaginar, houve perguntas sobre Half Life, Left 4 Dead, Portal e o futuro da empresa.
Confira a seguir as respostas mais relevantes que GabeN deu:
“A Valve planeja fazer algo com a Source 2 nos próximos anos? Se sim, o que?”
Gabe Newell: “Nós estamos usando a Source 2 como nossa ferramenta primária pra desenvolvimento. Além de recentemente termos movido Dota 2 para essa engine, nós estamos usando-a no alicerce de alguns produtos não anunciados. Gostaríamos que aqui na Valve, eventualmente, todos estivessem trabalhando com a mesma engine. Também pretendemos continuar fazendo com que a engine Source 2 funcione para a comunidade de desenvolvedores conforme o tempo passe, e torna-la disponível livre de qualquer custo.”
“Alguma chance de algum novo IP (propriedade intelectual) que se passe no mesmo universo que Half-Life/Portal? Eu sinto que há tanta história para ser explorada lá. Obrigado!”
Gabe Newell: “Sim.”
Não havia um filme (ou no caso dois filmes) baseados nesse universo (Half-Life/Portal) pela Valve e J.J. Abrams?
Gabe Newell: “Sim. Eles estão próximos.”
Qual seu jogo/série favorito(a) da Valve?
Gabe Newell: “Eu acho que Portal 2 é o nosso melhor jogo single-player. Dota 2 é o que eu mais jogo de nossos jogos multiplayer.
“O problema com Half-Life para mim é que eu me envolvi em uma grande porcentagem das decisões sobre os games, então é difícil para eu olhar pra eles sem pensar em uma série de arrependimentos. Não há informação na minha resposta sobre o que faremos no futuro. Simplesmente é mais fácil para eu me tornar um fã de coisas que eu não me envolvi tanto na direção.
“Se você se envolve com um jogo, tudo acaba sendo uma troca. Acaba sendo um sacrifício de coisas que não estão no jogo. E eu só sinto isso mais em Half-Life por diversos motivos.”
Você planeja continuar com a série Left 4 Dead?
Gabe Newell: “Produtos geralmente são o resultado de uma intersecção entre tecnologia que pensamos ter uma tração, um grupo de pessoas que quer trabalhar nele, e um game que pareça ser um playground natural para essa tecnologia e desafios de design. Quando decidimos começar a trabalhar em mercados, free to play, e conteúdos gerados pelos usuários, Team Fortress pareceu ser o lugar certo para isso. Esse trabalho acabou nos informando tudo o que precisávamos sobre o espaço multiplayer. Left 4 Dead é um bom lugar para criarmos narrativas compartilhadas.”
(Nota do redator: Parece que ele falou, falou, falou, mas não respondeu a pergunta.)
Gabe, o que Team Fortress 2 é aos olhos da Valve? Vocês planejam melhorar o estado do jogo em 2017? Haverá mais foco no jogo pela Valve?
Funcionário da Valve: “Team Fortress 2 são milhões de jogadores únicos por mês, e a equipe é um grupo de pessoas que ama e o joga. Nós estamos comprometidos em dar suporte e crescimento ao Team Fortress 2 com novos recursos, conteúdo, e experiência aos jogadores. No momento nós estamos trabalhando no próximo grande update, que terá uma nova campanha, o pack para a classe Pyro, melhoria e novos recursos para o matchmaking e muitos balanceamentos.”
“Hey Gabe! A Valve está interessada em fazer uma experiência completa de um game para o Vive?”
Gabe Newell: “Sim. Nós achamos que VR é uma ferramenta bem importante para jogos interessantes.”
[1] Qual o status de Half-Life 3/Half-Life 2: Episode 3? [2] A Valve ainda está trabalhando em jogos singe-player? [3] Uma fonte anônima da Valve disse que Half-Life 3 foi cancelado. Essa fonte é legítima? [4] Quantas pessoas estão trabalhando em Counter-Strike: Global Offensive? A comunidade está frustrada com a falta de atualizações e o fato da maioria dos bugs não terem sido corrigidos ainda. [5] Quanto tempo demorará até que a Valve adicione servidores de Counter-Strike: Global Offensive em outras partes do mundo (como na Rússia)?
Game Newell: “[1] O número 3 não deve ser dito. [2] Sim. [3] Eu, pessoalmente, acredito em todas as fontes anônimas na Internet. [4] 20-30. O mesmo de sempre. [5] Nós estamos adicionando servidores o tempo todo.”
Por que a Valve não fala com sua comunidade sobre os jogos/apps que estão desenvolvendo como as outras companhias?
Gabe Newell: “Pois nosso processo de tomada de decisão é muito mais condicional do que a das outras companhias. Uma coisa que não faremos é gastar o tempo e dinheiro dos nossos consumidores com cancelamentos ou mudanças em relação ao processo de desenvolvimento. Rastrear nossas escolhas seria muito mais irritante e frustrante.”
“Outra forma de pensar sobre isso é como conversamos internamente: preferimos nos comunicar pelos nossos produtos. Somos bem devotados em ler e ouvir a comunidade – todos aqui acreditam que isso é uma parte integral de seu trabalho. E quando chega a hora de responder, geralmente usamos o Steam – entregando atualizações que resolvem problemas ou adicionam funcionalidades. Obviamente isso não funciona para tudo. Trabalhar dessa maneira impõe um certo atraso em nossa comunicação – demora mais para entregar e atualizar do que escrever um post no blog. Isso pode levar a sensação de que a Valve não está escutando. Então as vezes essa demora é dura pra todos, incluindo a gente quando queremos resolver algo rapidamente. Mas geralmente nós achamos que essa ‘troca’ vale a pena.”
Fonte: AllGamesDelta