Depois de várias polêmicas (e como havíamos noticiado) sobre a duração de Ground Zeroes — que seria de apenas 2 horas de campanha principal, alguns desenvolvedores e executivos da Kojima Productions e Konami comentaram sobre o assunto, em especial Hideo Kojima. Em seu Twitter, ele esclareceu:
MGS V: Ground Zeroes inclui a missão principal (Main Ops) juntamente com 5 Side Ops. Todas as missões incluem elementos como “Trial Records”, onde os jogadores podem competir uns contra os outros online. Esse não é um jogo linear como os outros. GZ oferece liberdade no modo de abordagem e estilo de jogo, no qual nós esperamos que os jogadores possam jogar várias vezes sem enjoar. Eu acredito que todos vão ficar satisfeitos com o tempo de jogo de Ground Zeroes e não irão se estressar com o tempo de zeramento, o que no caso é de jogos lineares.
Ele confirmou o número de Side Ops, que são cinco e faz a distinção entre “tempo de jogo” e “tempo de zeramento”. Duas horas pode ser o tempo de zeramento, mas não quer dizer o tempo de jogo que você vai usufruir do game.
A Game Informer postou uma atualização (em inglês) com um pouco mais de detalhes sobre. Eles jogaram o game por 4 horas, zerando a Main Ops duas vezes (na segunda vez eles já sabiam onde ir e pularam as cutscenes) e fechando 3 Side Ops. Eles não sabem o tempo exato de quanto o “pacote completo” vai ser.
Ken-ichiro Imaizumi, produtor sênior da Kojima Productions escreveu em seu Twitter, confiante:
Não posso esperar pra provar a qualidade e profundidade de MGS V: GZ, na semana de 18 de março.
Jordan Amaro, designer da Kojima Productions também esclareceu, de acordo com a GameSpot:
“Journey” e “Dear Esther” são longos? [Candide, de Voltaire no século XVIII] tem mais ou menos centenas de páginas, no máximo. E ainda assim são obras-prima do vídeo-game e literatura. Esse detalhe não vai manchar ou afetar o que nós esperamos conseguir com MGS, a indústria de jogos no Japão, ou vídeo games como um todo.
Eu quero que as pessoas celebrem o novo MGS como nós fizemos. Eu não estou fazendo pouco caso com a preocupação deles, mas isso tem sido um tanto exagerado.
Por último, a Konami fez esse pronunciamento:
“METAL GEAR SOLID V: GROUND ZEROES possui um mundo aberto, não-linear que permite os jogadores a escolherem como abordar em cada missão. Os jogadores podem escolher uma variedade de táticas, desde um estilo de ação “correr e atirar” até uma verdadeira stealth-ops, algo que é comum para a franquia METAL GEAR SOLID. Com liberdade para escolher vários caminhos, à pé ou utilizando veículos, os jogadores com certeza vão encontrar um gameplay profundo pelo modo história central e todas as missões secundárias.
Além disso, METAL GEAR SOLID V: GROUND ZEROES oferece vários achievements e conteúdo adicional destravável em cada plataforma exclusivamente, adicionando um potencial de re-jogabilidade muito alto em um jeito verdadeiramente cinemático e gráficos fantásticos que se tornaram o cartão de visitas da Kojima Productions.
Parecido com uma série de TV, GROUND ZEROES serve como o primeiro ato de ponte para unir METAL GEAR SOLID PEACEWALKER ao prólogo do antecipado METAL GEAR SOLID V: THE PHANTOM PAIN, a segunda parte da experiência METAL GEAR SOLID V.
A KONAMI expressa sua confiança que METAL GEAR SOLID V: GROUND ZEROES representa um global de excelência com seu gameplay expansivo, fator de re-jogabilidade e enredo profundo.”
Metal Gear Solid V: Ground Zeroes chega às lojas dia 18 de março na América do Norte e dia 20 na Europa e Japão.
Fonte: Metal Gear Informer