Análise: NEO: The World Ends With You é um JRPG estiloso e viciante

Release Date
27/07/2021
Desenvolvedora
H.a.n.d.
Distribuidora
Square Enix
Gênero
JRPG
Plataformas
PS4, Switch e PC
Our Score
9

Antes de mais nada, já quero esclarecer que eu nunca joguei o primeiro The World Ends With You, lançado originalmente em 2007 para Nintendo DS. Mas, como bom fã de JRPG que sou, não pude deixar de dar uma chance para NEO: The World Ends With You.

Desenvolvido pela H.a.n.d. e distribuído pela Square Enix, NEO chega 14 anos após o lançamento de seu jogo original e por conta disso eu fiquei com um certo pé atrás. Afinal, o que mais temos são exemplos de jogos sequências que demoram anos para chegar e, no final, são decepcionantes. Lembram de Duke Nukem Forever?

Porém, felizmente NEO chama atenção pelos motivos certos e cimentarei nessa análise como ele tem potencial para ser um dos melhores JRPGs de 2021.

Para fãs antigos e quem nunca jogou

Primeiramente, NEO: The World Ends With You conta com uma história inédita, com personagens novos que começam tão perdidos com o que está acontecendo quanto eu. Obviamente há aquelas referências e personagens que os fãs antigos notarão e vão gostar de ver. Mas se você, assim como eu, decidir pegar o jogo sem noção alguma do que houve no primeiro jogo, conseguirá aproveitar toda a história de NEO.

Falando em história, NEO conta a aventura de Rindo e seu melhor amigo, Fret, que se vêem pegos no meio de um jogo um tanto quanto estranho. Esse jogo é o ‘Reaper’s Game‘ e se passa numa Shibuya alternativa, onde há diversos monstros, chamados de Noise, para enfrentarmos. Além disso, Rindo precisará disputar com outros times nesse jogo que tem duração de 7 dias. Parece simples, mas isso é só a ponta do iceberg.

Conforme avançamos na história nós somos apresentados a novos jogadores para a equipe de Rindo, cada um com uma personalidade bem única. Tanto os personagens principais quanto os secundários são extremamente carismáticos e fazem com que o desenrolar da história seja ainda melhor.

Mas os personagens de NEO não contam apenas com carisma . Eles também contam com habilidades especiais! Rindo pode viajar no tempo para refazer algumas escolhas, Fret pode relembrar pessoas de coisas que elas esqueceram, enquanto Nagi tem a habilidade de entrar na psique das pessoas para derrotar Noises e assim melhorar seu humor, ânimo e psicológico.

Porém nem tudo são flores. Infelizmente NEO: The World Ends With You não conta com localização para português. E isso pesa bastante, ainda mais em um jogo com uma história tão cheia de reviravoltas. Triste ver que a Square Enix tem pisado tanto na bola com seus últimos lançamentos.

Combate dinâmico e trilha sonora memorável

Ok, todo mundo sabe que NEO é um JRPG, mas como é o combate, já que houve uma mudança considerável de hardware entre ele seu antecessor? Simples! Colocando o ataque de um personagem em cada botão do controle.

A princípio parece confuso, pois o ‘quadrado’ chama Fret, enquanto o ‘triângulo’ faz com que Rindo dê seus ataques. Depois de uns 3 combates e um breve tutorial de como funciona o sistema de “groove” o combate se torna uma delícia. Até por isso eu me peguei diversas vezes enfrentando todos os Noises no mapa só para continuar treinando com habilidades no combate.

A propósito, os personagens de NEO podem trocar de habilidade com a mesma facilidade de se trocar de broche. Talvez seja por isso que você muda suas habilidades dependendo de qual broche (ou pin) você decide equipar. E você pode adquirir esses broches das mais diversas formas: comprando em lojas, completando etapas da história, derrotando inimigos, etc.

Outra coisa que faz com que eu não pare de querer enfrentar Noises é a trilha sonora do jogo. NEO: The World Ends With You traz músicas que misturam rock, pop e rap de forma memorável. A primeira vez que eu escutei “Bird in the Hand” eu soltei o controle e fiquei uns 10 minutos só aproveitando a música. Inclusive esse jogo me fez gostar de músicas de estilos que eu nunca fui muito com a cara. Talvez seja um sinal de amadurecimento musical meu ou de que o compositor de NEO é muito bom. Ou talvez os dois.

Isso sem falar do estilo de arte do jogo, que é bem simples, mas conta com aquele toque de Tetsuya Nomura que dá pra reconhecer de longe. Por fim acho que vale a pena comentar que os menus do jogo não são muito instintivos e pode demorar um tempinho para você se achar nele.

Conclusão

Um jogo excelente para novatos e antigos fãs do jogo original, NEO: The World Ends With You traz uma história robusta. Isso sem falar dos personagens carismáticos e únicos, combate viciante e trilha sonora memorável, fazendo com que o jogo provavelmente seja um dos melhores JRPGs de 2021.

Infelizmente, o jogo não conta com localização para português, e isso pode acabar machucando a experiência de alguns jogadores. Então o que você está esperando para se participar do Reaper’s Game?

Análise: NEO: The World Ends With You é um JRPG estiloso e viciante
CONCLUSÃO
NEO: The World Ends With You é um JRPG estiloso, com combate viciante e trilha sonora memorável. Infelizmente não conta com legendas em PT-BR
POSITIVOS
Combate viciante
Personagens carismáticos
Trilha sonora memorável
NEGATIVOS
Falta legenda PT-BR
Menus não muito instintivos
9
Excelente