YouTube está removendo monetização de vídeos por infração de Copyright

Você é Gamer e espera ganhar dinheiro com a monetização dos seus vídeos no YouTube? Sinto informar, mas os seus dias estão contados. YouTubers por todo o mundo têm recebido notificações por violação de Copyright em seus vídeos nesta quarta-feira (11). Entenda a história.

O vídeo abaixo, produzido pelo canal Force Strategy Gaming, dá uma breve explicação do que está acontecendo. De acordo com o depoimento do YouTuber, vídeos que possuem trailers (ou trechos de trailers de pelo menos 10 segundos), cut-scenes, e músicas de games, estão recebendo notificações de infração de copyright, e estão sendo “desmonetizados”. O vídeo está em inglês:

A história ganhou repercussão em um tópico do fórum NeoGAF, com vários relatos de YouTubers, inclusive alguns famosos, como GhostRobo (que eu acompanho diariamente), TotalBiscuit, entre outros, dizendo que seus vídeos estão sendo desmonetizados.

Veja abaixo alguns Tweets com depoimentos de YouTubers sobre o assunto:

https://twitter.com/thaRadBrad/statuses/410174145788645376

Algumas empresas como Capcom, Naughty DogDeepSilverCodemasters, entretanto, se manifestaram pelo Twitter dizendo não ter nenhuma ligação com esta onda de banimentos. Pelo contrário, elas dizem ter nada contra a publicação de trechos dos seus games em redes sociais e vídeos do YouTube, e que os alertas de violação de Copyright não foram emitidos por elas.

Este parece ser o início do fim da era dos canais de games no YouTube. Aparentemente, um novo sistema está sendo implementado no YouTube, no qual scanners rodam nos novos vídeos (e antigos) e procuram por trechos de vídeos que já existem no YouTube, comparando com o seu vídeo. Encontrando similaridades, o seu vídeo recebe um alerta e não pode ser monetizado.

Até o momento, o Google não se pronunciou publicamente sobre o “problema”, mas vamos ficar em alerta e atualizaremos o post com novidades.