O Dia das Bruxas (ou Halloween) finalmente está entre nós, e nada melhor do que curtir essa data assustadora jogando, não é mesmo?
Pensando nisso nós decidimos criar uma lista com 10 jogos para você jogar e entrar totalmente no clima do Dia das Bruxas desse ano. A lista obviamente inclui alguns jogos de terror, mas também adicionamos alguns títulos que contam apenas com uma atmosfera mais “assustadora”, caso você seja medroso(a) como eu.
Resident Evil 2
O remake do clássico Resident Evil 2 é, indiscutivelmente, um dos melhores jogos de terror dessa geração. O jogo conta a história de um jovem Leon indo para o seu primeiro dia de trabalho na RPD, e Claire, que está procurando por seu irmão, Chris Redfield.
Resident Evil 2 traz de volta o Survival Horror que marcou a franquia em seu início, fazendo com que o jogador pense duas vezes antes de usar seus recursos. Além disso, de acordo com a nossa análise, o jogo traz a “essência dos originais, feito num molde moderno e funcional” e garante que “a oportunidade de revisitar Raccoon City com Leon e Claire está imperdível.”
Resident Evil 2 está disponível para PlayStation 4, Xbox One e PC.
Phasmophobia
Phasmophobia é um jogo cooperativo de até quatro jogadores em que você e seus amigos formam um time de caçadores de fantasma. É possível utilizar vários equipamentos (medidores de som, de movimento, termômetros, luz UV e vários outros) para identificar o tipo de atividade paranormal que está acontecendo na casa e classificar a assombração.
Ainda está em early access e conta com pouco conteúdo, mas já é o bastante para tomar uns sustos em grupo. E vale notar que o jogo tem suporte a realidade virtual se você for maluco suficiente de jogar isso em VR.
Phamophobia atualmente está em early acess apenas para PC.
Bloodborne
Bloodborne não é um jogo de terror, mas conta com uma atmosfera tão aterrorizante quanto a de jogos desse gênero.
Com nítida influência no horror cósmico de H.P. Lovecraft, Bloodborne nos brinda com inimigos simples, como humanos enlouquecidos e lobisomens, até seres que nem Hidetaka Miyazaki, diretor do jogo, deve saber o que são.
Bloodborne é uma obra prima da From Software: com uma ambientação fantástica, combate primoroso e curva de dificuldade não tão absurda como outros souls-like, o jogo é uma excelente opção para se jogar nesse Dia das Bruxas.
Bloodborne está disponível no PlayStation 4.
The Evil Within 1 & 2
A série de jogos de terror de Shinji Mikami, criador da franquia Resident Evil, merece mais amor do que recebe.
Tanto The Evil Within quanto sua continuação são excelentes jogos de survival horror e trazem o melhor que o gênero pode oferecer: perrengue em gerenciar recursos, sustos e criaturas bizarras. Mas o diferencial da série é que ela tem uma história intrigante, que deixa o jogador ansioso e receoso com o futuro do protagonista Sebastian Castellianos.
The Evil Within e The Evil Within 2 estão disponíveis para PlayStation 4, Xbox One e PC.
Luigi’s Mansion 3
Aqui está um exemplo de jogo amigável para o Dia das Bruxas.
Luigi’s Mansion 3 traz Luigi, o irmão mais querido da história dos games, visitando uma mansão mal assombrada repleta de fantasmas em todos os cômodos. O jogo conta com uma mecânica inicialmente bem simples, mas viciante, fazendo com que você não largue o jogo até fechar. Além disso é possível jogar esse jogo com um amigo ou familiar!
Luigi’s Mansion 3 está disponível exclusivamente para o Nintendo Switch.
Alien Isolation
Quer viver uma experiência angustiante contra um ser tão assustador quanto letal? Então Alien Isolation pode ser o jogo para você!
O jogo se passa 15 anos após os acontecimentos do filme Alien e conta com Amanda Ripley procurando sua mãe, desaparecida após os eventos do filme de 1979. Alien Isolation tem foco em stealth e sobrevivência, já que, caso o jogador vacile, o Alien não vai pensar duas vezes em acabar com sua vida.
Alien Isolation está disponível para PlaYSttion 4, Xbox One e PC.
MediEvil
Essa é mais uma sugestão para os fracos do coração. O clássico do PlayStation recebeu recentemente um remake e nunca esteve tão gostoso de se jogar.
Você é Sir Daniel Fortesque, um cavaleiro covarde que foi ressuscitado acidentalmente por um grande mago. Esse grande mago é Zarok, que quer conquistar o reino de Gallowmere e, para isso, criou um exército de mortos.
MediEvil conta com um gameplay simples, no estilo hack ‘n’ slash e com um toque de humor descompromissado, não se levando tão a sério.
MediEvil está disponível exclusivamente para PlayStation 4.
Little Nightmares
Little Nightmares é um plataformer com elementos de terror. Ele conta com um estilo de arte bem charmoso, mas não deixe isso te enganar, pois ele pode ser bem amedrontador.
O jogador controla Six, uma menina de nove anos que está presa na “A Bocarra”, um navio cheio de criaturas bizarras. O gameplay do jogo é simples, temos que resolver quebra-cabeças, fugir e nos esconder dessas criaturas que habitam A Bocarra para que Six fuja e possa ser livre desse pesadelo que está vivendo.
Little Nightmares está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC e Switch.
Trilogia Danganronpa
Imagina você ser chamado para entrar na escola mais prestigiada do país, onde apenas os alunos mais brilhantes conseguem entrar. Legal, né? Mas em Danganronpa não acaba sendo bem assim.
Danganronpa é um visual novel que conta a história de um grupo de alunos que ficam presos com um psicopata. O objetivo desse psicopata é acabar com toda a esperança de cada um desses alunos e substituí-la pelo mais puro desespero. Para isso ele faz jogos mentais com os personagens, encorajando-os a matarem uns aos outros afim de conseguirem a liberdade.
Sua função nesse jogo é descobrir quem está por trás de tudo isso e fazer o máximo para não permitir que o desespero vença.
Danganronpa 1 e 2 está disponível para PSP, PS Vita, PS4, PC, iOS e Android. Já Danganronpa V3: Killing Harmony está disponível para PS Vita, PS4 e PC.
Hellblade: Senua’s Sacrifice
Hellblade é um jogo especial. Ele foi criado por uma pequena equipe da Ninja Theory afim de abordar um tema pouco explorado em videogames: doenças mentais.
Senua é uma guerreira que acredita viver com uma maldição e, por conta disso, escuta vozes em sua cabeça. Essas vozes se mostram sempre presentes, comentando e narrando tudo o que ela faz. O jogo não conta com nenhum tutorial claro e todas as dicas são manifestadas na forma de sua esquizofrenia e psicose.
É recomendado jogar Hellblade com um headset para que você tenha total imersão e escute o que Senua escuta no jogo.
Hellblade: Senua’s Sacrifice está disponível para PlayStation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.