Desde quando foi revelado ao mundo em 2019, durante a apresentação na E3 da Square Enix, Marvel’s Avengers sofre com críticas, tanto por seu gameplay, que parecia genérico nos trailers, quanto por seu visual. Essa desconfiança com o jogo aumentou com a demo apresentada na Brasil Game Show de 2019, que não ajudou tanto assim em passar uma boa impressão do título.
No entanto, no último mês de agosto, nós tivemos a primeira oportunidade de jogar o beta de Marvel’s Avengers e conferirmos como o jogo evoluiu neste período de quase um ano. E como ele evoluiu!
Com o beta, notamos que rolaram diversas melhorias no jogo. O visual dos heróis estava bem melhor, os ataques deles realmente causavam impacto ao serem desferidos e a demo também nos proporcionou um leve gostinho de como seria o sistema de customização dos Vingadores. Porém, esse mesmo beta nos mostrou algo que poderia ser um grande problema do jogo completo quando ele fosse lançado: conteúdo endgame repetitivo.
Finalmente Marvel’s Avengers chegou, no dia 4 de setembro, e nós pudemos ver o que a versão final do jogo nos ofereceria. Seria ele um looter-shooter digno de carregar o nome de peso dos Avengers ou apenas mais um em meio a tantos outros que pecaram em seu endgame?
Dejá Vú
Marvel’s Avengers permite você jogar a campanha ou ir direto para a “Iniciativa Vingadores”, o endgame do jogo com as missões cooperativas. Apesar da campanha ser bem previsível, ela é satisfatória de se jogar. Além disso, é de botar um sorriso no rosto ver a empolgação da jovem Kamala Khan junto com os seus ídolos dos Avengers.
Mas a cereja do bolo fica mesmo com a “Iniciativa Vingadores”, com todo o seu conteúdo endgame variado. Ou ficaria, já que, infelizmente o endgame de Marvel’s Avengers peca em diversos aspectos.
Antes de mais nada, eu fiz questão de demorar um pouco para lançar essa análise para ter certeza de que passei bastante tempo melhorando meus seis vingadores, fazendo todas suas cadeias de missões e tarefas diárias. Após fazer isso por 10 dias seguidos eu posso dizer que eu não aguento mais jogar Marvel’s Avengers do jeito que o jogo está.
Existem algumas cadeias de missões que ajudam a maquiar o fato de que você está fazendo uma missão não tão diferente das outras feitas até agora. Porém, no final você está sempre enfrentando os mesmos tipos de inimigos, só que dessa vez em um cenário diferente.
Um dos tipos de modos que eu pensei que auxiliaria na variedade das missões seriam os setores de chefes. Missões diárias nas quais você enfrenta um dos quatro possíveis chefões no final. Porém, como você pode imaginar pelo que eu disse, é um de apenas quatro possíveis chefões, então em pouco tempo essas missões também ficam bem repetitivas.
Talvez corrijam esse problema com a chegada de novos heróis e a adição de novas missões. Mas até o momento a mesmice é o que impera nas missões de Marvel’s Avengers.
Loot que faz a diferença? Não é bem assim
O que é mais importante do que um endgame variado e que estimule o engajamento os seus jogadores em um looter-shooter? O loot, é óbvio. E esse, infelizmente, é mais um dos aspectos em que Marvel’s Avengers peca.
Os loots podem vir em cinco raridades diferentes: Comum, Incomum, Raro, Épico e Lendário. E, felizmente, os equipamentos lendários não são absurdamente fáceis de se conseguir como em outros jogos do gênero. De fato, nada garante que venha a peça lendária que você gostaria que viesse.
Mas qual o motivo para que eu diga que Marvel’s Avengers peca em seu loot? O principal é a sua relevância. Não há muitas builds para se criar no jogo a ponto de fazer você querer correr atrás de novos equipamentos, que melhorem certos aspectos de seus heróis.
A personagem que eu mais foquei foi a Black Widow e testei algumas builds com ela. Uma delas tinha foco maior em ataques de longa distância, já que a personagem conta com três armas diferentes. Depois testei uma outra, que aumentava o dano de atordoamento para que ela usasse finalizações mais frequentemente. Porém, ainda assim, não senti que nenhuma dessas builds teve, de fato, um impacto significante na minha experiência de jogo.
Outra coisa que, de cara, parece fazer uma diferença significativa, mas que conforme você vai jogando você percebe que não é tão impactante assim, são as árvores de habilidades dos personagens. Digo isso pois foi vendida a ideia de que em Marvel’s Avengers você poderia criar o seu Iron Man e ele, provavelmente, seria diferente do meu. Mas a sensação que eu tenho é de que todos são iguais, apenas com algumas pequenas diferenças em como eles usam suas habilidades.
Vale lembrar que nenhum equipamento muda a aparência dos heróis. Para mudar a aparência dos heróis você precisa desbloquear skins. Para desbloquear skins você ou junta “recursos” para comprar na loja ou fazendo missões específicas de cada personagem para ganhar level no “Cartão de Desafio” de cada um deles.
“Avante, Avengers” ou “Avante, Vingadores”?
Marvel’s Avengers conta com uma das melhores dublagens em pt-br que eu já vi em um jogo. Eu, particularmente, sempre tive preferência pela dublagem original, mas, depois de colocar a dublagem brasileira para fazer uma transmissão em nosso canal no Twitch, eu nunca mais voltei para ouvir as vozes de Nolan North e Troy Baker.
Apesar disso, há uma decisão que tomaram na dublagem brasileira que não faz o menor sentido: não usar o nome brasileiro dos heróis e dos Vingadores. Chamar o Homem de Ferro de Iron Man e a Viúva Negra de Black Widow em uma frase totalmente em português causa estranheza demais. Eles também decidiram manter o nome de Avengers em vez de Vingadores. Afinal, já que é para tomar decisão que não faz sentido, pelo menos mantiveram essa escolha sem pé nem cabeça para todos os nomes americanos.
Outro problema que eu presenciei foi a dublagem brasileira simplesmente sumir em alguns trechos e rolar a dublagem original americana no lugar. Não sei se já corrigiram isso com alguma atualização, mas, pelo que eu vi até agora, o problema segue sem solução.
Multiplayer é mesmo necessário?
A Crystal Dynamics fez um excelente trabalho com o equilíbrio de online com offline. Você obviamente pode jogar as missões da “Iniciativa Vingadores” com outros jogadores e elas serão bem mais divertidas. Entretanto, você também pode ser aquele lobo solitário que prefere jogar sozinho, só você e seus parceiros da IA, e isso também é possível.
Evidentemente o mais recomendado é você jogar com amigos. Jogar as missões de Marvel’s Avengers com amigos enquanto você conversa sobre seja lá o que quiserem enquanto batem em robôs da AIM é bem divertido. Mas jogar com seus parceiros IA também é muito bom.
Eu criei minha Kamala Khan para ser totalmente suporte e sempre fazia as minhas missões com ela na equipe, pois sabia que ela iria me curar quando necessário. Mesma coisa com Iron Man e Cap America, pois as suas habilidades de suporte são boas e ajudam a lidar com ondas maiores de inimigos. Onde eu quero chegar com esse comentário? Bom, você pode jogar com outros jogadores, mas nada garante que eles realmente irão usar as habilidades de suporte de seus heróis de forma eficiente (as vezes eles nem usam). Enquanto isso os nossos parceiros de IA fazem bom uso dessas habilidades para facilitar a vida do jogador principal.
Conclusão
Marvel’s Avengers é um jogo ok. Infelizmente ele repete diversos erros que outros jogos do gênero looter-shooter já fizeram no passar dos anos e, se não carregasse o peso do nome “Avengers”, provavelmente cairia no esquecimento em poucos meses.
Ainda assim, é possível você se divertir com o jogo caso jogue com alguns amigos ou caso seja fã dos heróis da Marvel, ainda mais com a promessa de lançamento de novos personagens gratuitamente nos próximos meses. Dito isso, não acredito que ele seja um jogo que valha a pena investir seu tempo e dinheiro no momento.
Importante: Essa análise foi realizada a partir de uma cópia para review gentilmente cedida pela publisher.