Raji: An Ancient Epic é um jogo que foi lançado junto com a Indie World Report do dia 18 de agosto e trouxe uma surpresa agradável para o Nintendo Switch. O jogo apresenta uma temática indiana, que combina jogabilidade de plataformas tradicionais, como Prince of Persia, com um combate com bastante ação, ao melhor estilo God of War, Devil May Cry ou Bayonetta, tudo isso com um visual que alterna entre o Isométrico e o 2.5D.
A história de Raji é centrada na jornada da protagonista que dá nome ao jogo. Ela busca por seu irmão, Golu, que foi sequestrado por demônios que iniciaram um ataque contra a humanidade. Raji é uma escolhida pelos deuses para enfrentar esse exército.
O jogo é recheado com uma narrativa de diálogos entre os deuses da mitologia Hindu e Raji, trazendo um pouco mais da personalidade de cada uma das divindades e da sua personagem nessas conversas. Se você não conhecer nada sobre os deuses, o jogo te dá boas contextualizações sobre quem são Brahma, Vishnu e Shiva por meio de painéis pintados, espalhados pelo cenário, e uma excelente atuação dos dubladores.
O grande destaque do jogo está nos cenários e na abordagem da temática indiana, ele representa a grandiosidade da arquitetura com seus grandes palácios e jardins e seu contraste com a simplicidade de bazares dos vilarejos ao redor. Essa é uma temática muito rica e pouco abordada nos games e com certeza merece mais atenção. Eu gostaria de ver mais jogos com essas histórias e esses cenários.
A jogabilidade de Raji acaba por ser seu ponto mais fraco, pois senti que em muitos momentos se sobressai uma falta de polimento no jogo. Você alterna entre correr e saltar por plataformas ao melhor estilo Prince of Persia e, em alguns momentos, por pequenos deslizes, você acaba errando as plataformas e caindo.
Se você tem boas memórias de Prince of Persia: The Sands of Time (que tem um remake vindo aí, por sinal), vai reconhecer várias ações que vão desde subir em pilares e postes para alcançar outras plataformas, até descer rasgando uma cortina com sua adaga. A movimentação de Raji é no geral, bastante fluida.
O outro pilar do gameplay é o combate. Você vai enfrentar hordas de demônios em pequenas arenas com armas diferentes que são liberadas com a história. Há elementos de cenário, como pilares, que podem ser usados para movimentos especiais e que dão uma certa variedade para o combate. Ainda assim, no final, ele acaba sendo bastante repetitivo depois de algumas horas.
Apesar de alguns problemas de polimento, Raji: An Ancient Epic é uma boa experiência que pode ter passado despercebida nesse final de geração. O jogo está disponível para o Nintendo Switch e será lançado para PS4, Xbox One e PC no dia 15 de Outubro.