É meus amigos, parece que nem todos os jogos do início da vida do PlayStation 5 conseguirão rodar em 4k/60fps. Esse será o caso de Ratchet & Clank: Rift Apart, que rodará a 60fps (quadros por segundo) apenas se você escolher uma resolução menor do que 4k.
A confirmação veio por meio de uma entrevista dada pelo diretor da Insomniac Games, Mike Daly, à revista japonesa Famitsu. Pouco tempo depois o Twitter oficial da desenvolvedora ratificou a afirmação.
“Hoje nós confirmamos em entrevista à @WeeklyFamitsu que #RatchetPS5 oferecerá a opção de jogar a 60fps,” lê-se o tuíte acima.
Isso, obviamente, desanima muitos dos fãs que tinham esperança de ver os primeiros jogos do PlayStation 5 rodando em 4K/60fps. Por outro lado, não espanta alguns outros fãs que imaginavam que continuaria a cultura dos consoles de rodar jogos em resolução máxima a 30fps.
Um dos produtores da Sony Interactive Entertainment Japan Asia, Daisuke Ishidate, disse o seguinte à Famitsu:
“A partir da segunda metade da era do PS3 nós escolhemos fazer os jogos de Ratchet & Clank com gráficos mais bonitos, deixando para trás os 60 quadros por segundo da era do PS3 em troca dos 30 quadros, e o gameplay em si foi feito assumindo que as pessoas jogariam em 30 quadros. Dessa vez os jogadores poderão escolher entre 60 quadros da era do PS2 ou uma resolução maior e 30 quadros por segundo como a partir da era do PS3.”
Levando isso em conta, parece que o PlayStation 5 contará com um recurso similar ao do PS4 Pro, dando opção aos jogadores entre performance ou qualidade gráfica. Apesar de não ser um recurso ruim, imagino que não é o que os fãs gostariam.
Ratchet & Clank: Rift Apart chegará exclusivamente ao PS5 durante a janela de lançamento do console, seja lá quando isso for.