A Sucker Punch, empresa que ajudou a dar o ponta pé inicial dos exclusivos de PlayStation 4 com InFamous Second Son finalmente lançou Ghost of Tsushima nesse 17 de Julho. Alguns querem saber se o jogo está bom, bonito ou com um combate envolvente, mas há pessoas que fazem outra pegunta: “Tá fácil de platinar?”
E é para responder essa pegunta que estamos aqui!
O troféu de platina de Ghost of Tsushima é bem tranquilo de pegar. O tempo estimado para você platinar o título é de 50 a 60 horas, estimativa normal para jogos de mundo aberto que contém coletáveis. O jogo não conta com nenhum troféu relacionado a dificuldade e não há como você perder nenhum troféu, pois quando você fecha a história ainda é possível explorar o vasto mundo de Tsushima e completar todas as atividades que você deixou para trás.
Por onde começar
O primeiro passo que você deve dar para a platina é fechar o jogo e aproveita-lo da sua forma. Faça as missões secundárias que tiver vontade, como os Contos de Tsushima ou libertar as localidades e até mesmo ir pegando os colecionáveis que achar pelo caminho.
É possível fazer todo o conteúdo secundário do jogo após sua conclusão, então não se preocupe em pegar um coletável no início achando que ele é exclusivo do Ato 1, ou até mesmo uma missão secundária achando que ela pode sumir depois pois eles continuarão disponíveis mesmo após a conclusão da campanha.
Mas aqui vão umas dicas para facilitar um pouco a sua vida antes de começar a caça da platina:
1 – Equipe o amuleto “Amuleto De Inari“. Ele aumenta a quantidade de recursos que você encontrará. Para obter o charme basta visitar o Santuário do Pico de Flecha de Inari na Região 1. Recursos é como se fosse a moeda do jogo e sem muito dele não é possível melhorar totalmente sua espada Sakai e a armadura do clã Sakai.
2 – Use o Traje do Viajante. Essa armadura faz com que seu controle vibre quando houver artefatos e registros próximos (mas não faça muitas melhorias nela, você vai entender o motivo disso logo abaixo). Para adquirir a armadura basta conversar com alguns mercadores, como o mercador que fica na Floresta das Termas Ocultas. Essa armadura também permite você apertar o direcional para direita no mapa do jogo para que ele te guie até o próximo artefato automaticamente. Pensa numa forma prática de achar colecionáveis.
3 – Evite melhorar outros equipamentos além da “Katana Sakai” (também conhecida como ‘espada que você usa’) e a “Armadura do Clã Sakai” (disponibilizada automaticamente no Ato 2). Os únicos dois troféus relacionados de alguma forma a melhorias de equipamentos no jogo estão relacionados a esses dois equipamentos, e como disse acima, é necessário de gastar bastante Recurso para melhorar seus equipamentos, então foque primeiro nesses dois.
4 – Essa dica não é tanto relacionada a troféu, mas mais para facilitar sua vida durante o jogo. Compre assim que possível a habilidade “Aparo de Lança Inabalável” (Técnicas > Samurai > Deflexão) para conseguir aparar os ataques dos lanceiros do jogo. Eles são um dos inimigos mais chatos de enfrentar, ainda mais quando você os enfrenta em grupo, então adquirir essa habilidade acaba sendo uma mão na roda nos combates.
5 – Tente fazer o troféu “Tenha uma boa queda” o mais cedo possível. Para desbloquear esse troféu será necessário matar um inimigo derrubando-o de algum lugar. O problema desse troféu é que, conforme você vai fazendo os acampamentos mongóis, menos lugares você terá para matar algum inimigo por queda. Então fique sempre atento a inimigos próximos a beiradas de montanha, ou torre de arqueiros para derruba-los assim que possível.
Liberte todas as áreas que faltam para coletar recursos
Após completar a história todos os acampamentos mongóis ficam marcados no mapa automaticamente com um ícone vermelho. Após libertar todos esses acampamentos a névoa do mapa sumirá e todos os Contos e pontos de interesse aparecerão no mapa com um “?”.
Vale lembrar que é bom explorar os acampamentos para não deixar de pegar todos os recursos que estão neles, afinal, é necessário um bom tanto desses recursos para melhorar totalmente sua espada e armadura.
Complete todos os Contos, conclua todos os pontos de interesse e faça os troféus que lhe faltam
Após fazer tudo o que foi sugerido faltará apenas completar todos os pontos de interrogação no mapa. Ao completar tudo isso é capaz que falte um ou outro troféu mais besta que você pode não ter feito. Para isso basta ver a descrição de cada troféu a seguir:
Lista de troféus
Lenda Viva Obtenha todos os troféus. |
||
Consiga todos os demais troféus de Ghost of Tsushima para desbloquear o troféu de platina. Depois de fazer isso, você terá completado 100% do jogo. | ||
Tempestade Crescente Recupere a katana do clã Sakai. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Ponto Sem Volta Viole seu código para ajudar uma nova amiga. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Companhia dos Lobos Recrute os ronins Chapéus de Palha. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Atiçando a Chama Resgate Taka da prisão mongol. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Reunião de Família Liberte o lorde Shimura das garras do Khan. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Atiçando a Chama Resgate Taka da prisão mongol. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Líder do Povo Mobilize os aldeões de Yarikawa. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Direito Inato Recupere a armadura de seu pai. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Brasas Moribundas Elimine os traidores em nome de um amigo caído. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
O Fantasma Aceite sua nova identidade. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
A Aliança Exilada Reúna-se com seus aliados no norte congelante. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Fim Soberano Confronte o Khan. |
||
Troféu relacionado à história. | ||
Mono no Aware Deixe o passado para trás e aceite o fardo de sua nova identidade. |
||
Troféu habilitado após a conclusão da história. | ||
O Monge Guerreiro Conclua todos os Contos de Norio. |
||
Confira o troféu “Amigo do Povo”. Você conseguirá esse troféu no processo de fazer todos os Contos de Tsushima. | ||
A Guerreira Vingativa Conclua todos os Contos de Masako. |
||
Confira o troféu “Amigo do Povo”. Você conseguirá esse troféu no processo de fazer todos os Contos de Tsushima. | ||
O Arqueiro Inflexível Conclua todos os Contos de Ishikawa. |
||
Confira o troféu “Amigo do Povo”. Você conseguirá esse troféu no processo de fazer todos os Contos de Tsushima. | ||
A Ladra Obstinada Conclua todos os Contos de Yuna. |
||
Confira o troféu “Amigo do Povo”. Você conseguirá esse troféu no processo de fazer todos os Contos de Tsushima. | ||
Narrador de Contos Conclua todos os Contos Míticos. |
||
Confira o troféu “Amigo do Povo”. Você conseguirá esse troféu no processo de fazer todos os Contos de Tsushima. | ||
Amigo do Povo Conclua todos os Contos de Tsushima. |
||
Há um total de 61 Contos secundários em Ghost of Tsushima, chamados de “Contos de Tsushima“. Eles são as marcações prateadas que ficam no mapa. É necessário completar essas 61 quests secundárias para adquirir esse troféu e, no meio do processo, conseguir os troféus relacionados aos contos de Norio, Masako, Ishikawa e Yuna, assim como os Contos Míticos.
Não há como perder nenhum Conto de Tsushima e não importa quais escolhas você faz durante o jogo. Como disse no começo desse guia, é possível fazer todos os Contos de Tsushima após a conclusão da história e é até possível revelar todas as marcações desses contos no mapa após libertar todos os territórios mongóis. Entretanto há 2 contos que não aparecem no mapa mesmo após você libertar toda Tsushima dos mongóis. São elas: O Custo do Medo e Uma Dívida Repaga. Para saber como encontrar cada uma dessas missões basta clicar no nome da missão. Para saber se falta algum conto para você fazer basta acessar o Menu > Jornal > Contos de Tsushima. |
||
Narrador de Contos Conclua todos os Contos Míticos. |
||
Confira o troféu “Amigo do Povo”. Você conseguirá esse troféu no processo de fazer todos os Contos de Tsushima. | ||
Lampejo de Aço Derrote 20 inimigos com um contra-ataque após um Aparo Perfeito. |
||
Primeiro adquira a habilidade “Aparo Perfeito”. Essa habilidade permite que você apare o golpe do seu oponente de forma a deixa-lo vulnerável para um contra-ataque devastador. É necessário matar 20 inimigos com esse contra-ataque devastador. Nem todos os inimigos morrerão logo de cara para o contra-ataque, então é recomendado enfraquece-los antes para, aí sim, mata-los com o golpe./td> | ||
Proteção de Testemunha Dispare uma flecha em um inimigo aterrorizado enquanto ele estiver fugindo. |
||
Primeiramente você precisa aterrorizar um inimigo. Para isso você precisa fazer algo o fará cair no chão em estado de choque, para, em seguida, fugir da luta para tentar se manter vivo. E após isso basta acerta-lo com uma flecha. Não precisa matar, só acertar a flecha já é suficiente para o troféu aparecer.
Há algumas formas de conseguir aterrorizar seu oponente. Elas são: – Postura Fantasma – Zarabatana com Dardos Venenosos – Aparo Aterrorizante – Armadura do Clã Sakai melhorada Caso você esteja com problema para conseguir esse troféu equipe o Traje Fantasma e atire em dois inimigos com os dardo venenosos que é quase certo que você aterrorizará os inimigos. |
||
Destreza do Guerreiro Derrote a quantidade máxima de inimigos dentro de um único confronto. |
||
Para conseguir esse troféu basta matar 5 inimigos em um confronto. É aqui que entra a necessidade de melhorar ao máximo a Armadura do Clã Sakai. Com ela você aumenta a sequência de confrontos em mais dois. Isso somado à técnica Fantasma de “Seqência e Confrontos Melhorada” que aumenta em outros 2 a sequência máxima de confrontos, fazendo com que mais dois inimigos se precipitem e ataquem Jin Sakai.
É recomendado tentar fazer esse troféu enfrentando tropas do sul do mapa, pois eles não fingem atacar para abrir a sua guarda, além de terem ataques mais lentos, permitindo que você tenha um tempo maior para reagir. |
||
Aberto para Negócios Atordoe inimigos 50 vezes. |
||
Para atordoar um inimigo basta você esvaziar a barra branca que aparece sob a cabeça dele, permitindo quebrar sua defesa para ataca-lo. Cada inimigo é fraco a uma postura diferente de Jin, então ajuda você usar a postura correta para os tipos de inimigo. Mas esse troféu é bem simples e é bem provável que você o consiga sem nem mesmo se esforçar. | ||
Só Pode Haver Um Conclua todos os duelos com sucesso. |
||
Duelos acontecerão quando você enfrentar algum “chefão” do jogo, aqueles inimigos que tem a barra de vida no topo da tela. Você pode esbarrar com um duelo durante a história principal, durante os contos secundários, ao libertar vilas dos mongóis e durante os Contos Míticos. Se você está indo atrás da platina esse troféu virá naturalmente, pois precisará completar todas essas atividades, consequentemente, acabará concluindo todos os 25 duelos do jogo. | ||
Tenha uma Boa Queda Mate um inimigo com dano de queda empurrando-o de um parapeito. |
||
Esse pode se tornar um dos troféus mais chatinhos do jogo caso não feito antes de terminar todas as atividades principais e secundárias.
Primeiro você precisará adquirir a habilidade ‘Ombrada‘ na árvore de Evasão ou o ‘Chute do Tufão Fortalecido‘ para a Postura do Vento. A Ombrada é mais fácil de adquirir, já que para desbloquear a Postura do Vento é necessário matar uma certa quantidade de líderes mongóis, entretanto, a ‘Ombrada’ é menos confiável, já que os inimigos podem acabar desviando do seu ataque, enquanto isso não acontece tanto quando você usa o ‘Chute do Tufão Fortalecido’. A dica que dou é fazer isso em arqueiros que ficam posicionados na ponta de morros ou em torres altas.Eu demorei um pouco para entender como a Ombrada funcionava e já deixo minha dica aqui: corra e aperte “O” quando já estiver colado no inimigo. O ideal é tentar fazer esse troféu antes de fechar o jogo e liberar Tsushima dos mongóis, pois após isso acontecer encontrará apenas tropas rondando as estradas, tornado bem mais complicado de posicionar um inimigo em um local para derruba-lo. |
||
Precisão Assombrosa Mate 20 inimigos com golpes da Postura Fantasma. |
||
A Postura Fantasma é obtida automaticamente após a conclusão da missão “O Fantasma de Yarikawa” no Ato 2. Assim que você adquiri-la irá notar que a Postura Fantasma não é ativada da mesma forma que as outras posturas que você tem. Para ativa-la é necessário massacrar um líder mongol ou matar 7 inimigos sem sofrer dano. Assim que cumprir um desses requisitos você ativa a Postura Fantasma e matará qualquer inimigo em apenas um ataque. Infelizmente a Postura Fantasma permite matar até 3 inimigos por uso, então será necessário ativa-la algumas vezes para conseguir o troféu.
Felizmente você pode matar 7 inimigos de forma furtiva que contará a ativação da Postura Fantasma. Então ser um samurai honrado para conseguir esse troféu não é muito recomendado. |
||
O Fantasma da Lenda Consolide sua lenda para obter o título de Fantasma de Tsushima. |
||
Se você está indo atrás da platina, esse troféu virá sem nenhum problema. Para conseguir esse troféu basta aumentar o rank da sua lenda. Completar as missões principais, secundárias e míticas dão uma boa quantidade de rank para a sua lenda. Também é possível ganhar um pouco de rank ao derrotar patrulhas que aparecem no mundo, mas não é necessário focar nisso especificamente para esse troféu. | ||
Um Guerreiro Excepcional Aprenda as posturas de combate da Pedra, da Água, do Vento e da Lua. |
||
Basta derrotar líderes mongóis para desbloquear todas as posturas. Nem se preocupe com esse troféu pois ele virá naturalmente no decorrer da jogatina para a platina. | ||
Mestre das Artimanhas Obtenha todas as técnicas das Armas Fantasmas de arremesso. |
||
Adquira todas as habilidades de Técnicas > Fantasmas > Armas Fantasma, as “Táticas Evolutivas” não são necessárias para esse troféu. Para adquirir todas essas habilidades e necessário pontos de habilidade, que são adquiridos melhorando o rank da sua Lenda. Para isso basta completar os Contos principais, secundários ou Míticos para receber uma bela quantidade de rank. |
||
A Tempestade Perfeita Aprimore sua espada ao máximo. |
||
Para aprimorar a “Katana Sakai”, sua única espada do jogo, será necessário coletar muitos materiais. Os materiais necessários são: – Suprimentos: coletável que está em praticamente todo lugar do jogo, como campos mongóis, fazendas e até no mundo aberto do jogo você encontra alguns saquinhos de suprimentos. Os inimigos também costumam dropar esse item. – Ferro: Um pouco mais raro do que os Suprimentos, é mais comum encontra-lo em pequenos campos mongóis marcados com um ponto vermelho no mapa. – Aço: Mais raro do que o Ferro, só encontrados em acampamentos mongóis e fortalezas, que ficam marcadas com uma casa vermelha no mapa. – Ouro: Só é possível obter esse coletável como recompensa após libertar as fortalezas dos mongóis. Essa fortalezas ficam marcadas com uma casa vermelha no mapa.Os mercadores no mundo podem ter alguns desses recursos disponíveis para venda e aceitam de bom grado seus Suprimentos em troca, mas vale lembrar que não é recomendado gastar esses Suprimentos a torto e a direito pois poderá acabar fazendo falta mais para frente. |
||
Um Homem de Sorte Equipe um amuleto em todos os 6 espaços. |
||
Para habilitar os espaços adicionais de amuletos é necessário completar todas as “Tocas de Raposa” do mapa. Só assim você irá adquirir 6 espaços de amuleto. Quanto aos amuletos, fazer contos secundários ou explorar santuários recompensarão você com algum tipo deles.
Para ver a localização de todos as “Tocas de Raposa” e Santuários Inari no jogo basta liberar todos locais do jogo dos mongóis que tudo o que você ainda não fez aparecerá no mapa com um “?”, mas caso você não queira esperar até lá, basta ver um vídeo com a localização de todos clicando aqui. |
||
Donatário Colete 10 donativos. |
||
No Ato 1 você será apresentado ao Templo Dourado, local que conta com ferreiro, armeira, fabricante de arcos e um altar de donativos. Basta você se aproximar do Altar de Donativos e apertar R2 para pegar os itens que estão nele. Não há necessidade em coletar os donativos com pressa pois mesmo que você esqueça deles eles irão acumulando para você coletar mais tarde. Em outras palaras: é só ir jogando que eventualmente você terá os 10 donativos coletados naturalmente. | ||
Arrasador Obtenha 30 peças de Equipamentos Cosméticos. |
||
Você irá adquirir os 30 cosméticos naturalmente ao ir atrás de todos os coletáveis do jogo como todos os Haikus e Santuários Escondidos. Entretanto se você quiser se livrar desse troféu logo de cara é possível adquirir a habilidade Vento da Vaidade (Técnicas > Samurai > Exploração) para que o vento lhe guie até novos equipamentos cosméticos. | ||
Iluminando o Caminho Reacenda todos os faróis de Tsushima. |
||
Covil de Ladrões Encontre a Baía de Umugi. |
||
Troféu relacionado à história. Desbloqueia automaticamente durante o Ato 2, então nem se preocupe com esse troféu. | ||
Benção dos Kamis Encontre e honre todos os santuários xintoístas de Tsushima. |
||
Honra ao Oculto Saúde 10 altares secretos em Tsushima. |
||
Achados e Perdidos Descubra um Pilar da Honra e colete seu Kit de Espadas. |
||
É necessário localizar apenas um dos Pilares da Honra para esse troféu, mas por via das dúvidas aqui está um vídeo com a localização de todos os Pilares.. | ||
Mestres Monocromáticos Adquira um item dos mercadores de tinta preta e branca. |
||
Cosplayer do Clã Cooper Vista-se como um ladrão lendário. |
||
A Elegia da Forja Caída Toque o “Lamento da Tempestade” no túmulo de um amigo. |
||
Para habilitar a música “Lamento da Tempestade” é necessário coletar pelo menos cinco Grilos Canoros nos cemitérios que você encontra no no jogo. Para um guia em vídeo completo de onde fica da um deles basta clicar aqui
Vou evitar dar muitos detalhes de como conseguir esse troféu pois ele é, de certa forma, um spoiler de algo que acontece no jogo, mas após alguns eventos que acontecem durante o Ato 2 aparecerá um novo local no mapa. Basta ir até ele e tocar essa nova melodia. |
||
Um Instante no Tempo Personalize uma cena no Modo Foto. |
||
Em qualquer momento do jogo aperte o direcional para a direita para acessar o Modo Foto e brincar um pouco com as configurações de edição que esse modo traz. | ||
Leitor Assíduo Colete 20 registros. |
||
Há 40 registros no jogo, mas é necessário coletar apenas metade deles para o troféu. Confira clicando aqui um guia em vídeo com a localização de todos os registros de Ghost of Tsushima.
Dica: Ao usar o Traje do Viajante há a opção de acessar o mapa, apertar direcional para a direita e pedir para o Vento Guia guia-lo até próximo registro não descoberto, tornando a busca muito menos cansativa. |
||
Conheça o Inimigo Colete 20 artefatos mongóis. |
||
Há um total de 50 artefatos mongóis no jogo, mas é necessário coletar apenas metade deles para o troféu. Confira clicando aqui um guia em vídeo com a localização de todos os artefatos de Ghost of Tsushima.
Dica: Ao usar o Traje do Viajante há a opção de acessar o mapa, apertar direcional para a direita e pedir para o Vento Guia guia-lo até próximo artefato não descoberto, tornando a busca muito menos cansativa |
||
Corpo, Mente e Espírito Conclua todas as Fontes Termais, Haikus, Santuários de Inari e Desafios do Bambu. |
||
Você pode adquirir a habilidade do Vento Guia guia-lo até esses locais em Técnicas > Samurai > Exploração. Mas caso você não tenha vontade de usar esse excelente modo de navegar criado pela Sucker Punch, confira a localização de todos esses lugares em vídeo a seguir: Todas as Fontes Termais: Todas as localizações de Haiku: Todos os Santuários de Inari: Todos os Desafios do Bambu: |
||
Herói do Povo Liberte 12 áreas dominadas em Izuhara. |
||
Confira o troféu “Mestre Libertador”. | ||
Batalha pela Ilha… Liberte todas as áreas dominadas em Izuhara. |
||
Confira o troféu “Mestre Libertador”. | ||
Já Vai Tarde Liberte 8 áreas dominadas em Toyotama. |
||
Confira o troféu “Mestre Libertador”. | ||
Santuário Seguro… Liberte todas as áreas dominadas em Toyotama. |
||
Confira o troféu “Mestre Libertador”. | ||
Expulsão em Massa Liberte 7 áreas dominadas em Kamiagata. |
||
Confira o troféu “Mestre Libertador”. | ||
Um Novo Refúgio Liberte todas as áreas dominadas em Kamiagata. |
||
Confira o troféu “Mestre Libertador”. | ||
Mestre Libertador Liberte toda a ilha de Tsushima. |
||
A ilha de Tsushima é composta por três áreas: Izuhara, Toyotama e Kamiagata. Conforme você vai progrendo na história as áreas que os mongóis dominam são marcadas automaticamente no seu mapa com pontos vermelhos. Assim que você liberar todas as áreas de uma região, a névoa dessa região inteira sumirá, revelando diversos “?” que são coletáveis e Contos Secundários. Para libertar os pontos vermelhos, que são pequenos acampamentos, basta matar todos os inimigos que estão na área, para libertar as fazendas basta matar os inimigos e soltar os fazendeiros. Já as fortalezas maiores são um pouco mais trabalhosas de se libertar, mas continua sendo bem tranquilo no geral, pois basta matar todos os inimigos, queimar carros de pólvora e roubar algumas bandeiras. |