Um jogo de celular pode ser o novo responsável em ajudar a tratar os sintomas de crianças com TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade).
O jogo é EndeavorRX, desenvolvido pela empresa Akili Interactive, o jogo é o primeiro a poder ser comercializado como “medicamento” nos Estados Unidos após ser aprovado como um tratamento terapêutico pelo FDA (Food and Drug Administration), agência responsável pela aprovação de medicamentos no país.
De acordo com o Daily Mail, EndeavorRX passou por sete anos de testes clínicos antes que o FDA passasse a permitir os médicos a prescrever o jogo mobile como um tratamento. De acordo com uma pesquisa feita pela Akili Interactive, um terço das crianças tratadas com o jogo “não tiveram mais um déficit de atenção mensurável” após o tratamento que consistia em jogar 25 minutos do jogo por dia por cinco dias na semana.
“Com base nos benefícios que meus participantes e pacientes da pesquisa experimentaram, estou emocionada que o EndeavorRx esteja mudando do laboratório para a clínica para desempenhar um papel essencial como parte de um plano de tratamento abrangente para crianças com TDAH”, disse Elysa Marco, neurologista infantil cognitivo e comportamental.
EndeavorRX ainda não está disponível e será prescrito apenas como parte de um pacote Akili Care mais amplo, incluindo um aplicativo de rastreamento e suporte móvel para cuidadores.
Jeffrey Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica, do FDA, comentou que “o dispositivo EndeavorRx oferece uma opção não medicamentosa para melhorar os sintomas associados ao TDAH em crianças.”