A semana que a indústria se reúne para comemorar e divulgar lançamentos e novidades no mundo dos jogos, acabou de ser oficialmente cancelada. A E3 há mais de duas décadas era sediada em Los Angeles, nos EUA, em uma série de conferências organizadas pelas maiores publishers do mercado, além de oferecer um espaço para jogos indies terem uma chance de brilhar e contratos serem firmados.
Em um post oficial no site da organização do evento, a ESA confirmou que o evento não acontecerá devido a atual epidemia (e possível pandemia) do novo coronavirus, cientificamente conhecido como COVID-19. “Após consultas com as nossas empresas parceiras sobre a saúde e segurança de todo o mundo da indústria, (…) tomamos a difícil decisão de cancelar a E3 2020, programada para o dia 9 à 11 de Junho, em Los Angeles”.
A ESA afirmou que está explorando opções para trazer os anúncios e novidades em formato digital – algo que é muito mais fácil de replicar online do que os encontros e negócios feitos na semana do evento. Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, já anunciou que a empresa irá organizar um evento digital para as novidades da marca. A Ubisoft também confirmou que fará o mesmo.
E3 has always been an important moment for Team Xbox. Given this decision, this year we'll celebrate the next generation of gaming with the @Xbox community and all who love to play via an Xbox digital event. Details on timing and more in the coming weeks https://t.co/xckMKBPf9h
— Phil Spencer (@XboxP3) March 11, 2020
Jason Schreier, do Kotaku, reportou que esse ano contaríamos com um novo participante nas conferências: a Warner Bros. Games iria apresentar seus projetos inéditos, como um novo jogo do universo Batman, Harry Potter e novidades da Rocksteady. Ainda não sabemos se a Warner pretende seguir o padrão de conferência online ou fará algo completamente diferente.
Não sabemos se esse é o fim definitivo da E3 ou apenas mais uma crise. Mais informações devem ser divulgadas nas próximas semanas e meses.