O próximo console da Nintendo, apelidado de NX, será um portátil com controles modulares e usará cartuchos.
De acordo com o site Eurogamer, “várias fontes” afirmam que o NX será uma poderosa máquina portátil com sua própria tela, e controles modulares que podem ser encaixados em ambos os lados da tela. O portátil poderá ser conectado à uma base – espécie de dock station – para ser reproduzido na televisão.
Ainda segundo o site Eurogamer, o NX usará cartuchos como mídia física. Ainda é incerta a capacidade destes cartuchos, mas acredita-se que será de até 32GB – o que é considerado pouco se comparado aos discos para PlayStation 4 e Xbox One com jogos de até 50GB. Naturalmente os jogos poderão ser baixados digitalmente.
Segue uma ilustração feita pelo site Eurogamer de como o console se parece:
O NX rodará um sistema operacional proprietário da Nintendo, e não Android como relataram rumores anteriores; e terá o processador mobile Tegra da Nvidia (saiba mais sobre o desempenho desse processador).
De acordo com essas especificações, o NX é menor, fino, portátil, e menos poderoso que os consoles PlayStation 4 e Xbox One. Mas também possui uma proposta diferenciada.
O NX será lançado em março de 2017, e a Eurogamer disse que a Nintendo deverá revelar o console em setembro deste ano. Oficialmente, a Nintendo se recusou a comentar os rumores.