Análise: Alienation – Mate aliens com seus amigos (mas apenas online)

Alienation é um twin stick shooter produzido pela Housemarque Games (Resogun, Dead Nation) e publicado pela Sony. Com uma temática alienígena, o título pode ser considerado o sucessor espiritual de Dead Nation e foi lançado em 28 de abril de 2016.

Estrutura e Gameplay

Antes de começar, você terá que escolher entre três classes:

  • Saboteur – o personagem mais ágil dos três. Ele pode ficar invisível e até chamar um ataque aéreo para as horas mais críticas
  • Tank – ele é a combinação de proteção, com um escudo compartilhado com os companheiros e dano em área.
  • Bio-Specialist – apesar de ser healer do grupo, ele também conta com duas habilidades poderosas de dano em área.

A ação frenética de derrotar hordas de inimigos é combinada com alguns elementos de RPG, como:

  • Árvore de habilidades e atributos específicos para cada classe;
  • Atributos e modificadores específicos para as armas;
  • Reatribuição dos atributos das armas ao custo de materiais coletados nos cenários;
  • Sockets para aprimorar equipamentos.

O jogo possui praticamente todos os elementos para um sistema de forjar itens bem interessante, menos o sistema em si.

As fases são rápidas (entre 10 e 30 minutos) e o senso de urgência é colocado como elemento crucial para o ritmo do jogo. Além da missão em si, existem algumas missões secundárias e mini-bosses a serem enfrentados, tarefas que garantem recompensas adicionais ao serem realizadas. Os mini-bosses são monstros com uma vida adicional e modificadores que variam de acordo com a dificuldade selecionada para a fase, lembrando muito o sistema de inimigos de Diablo.

Diferente de seu primo distante, Helldivers, este jogo não possui friendly-fire, o que pode evitar muitas brigas (ou risadas) entre os amigos.

Exterminando alienígenas com amigos ou estranhos

O modo online do jogo comporta até quatro jogadores e funciona incrivelmente bem, com a dificuldade sendo influenciada diretamente pelo número de personagens.

Eu particularmente não tive nenhum problema de lag, mesmo jogando com pessoas da Europa e América do Norte.

Porém, a falta de um modo co-op local faz o jogo parecer incompleto de algum modo.

Cenários e Inimigos

As missões são feitas ao redor do mundo, nas mais diversas localidades, com mapas imensos e diversos pontos para exploração em cada missão. Todos os modelos e iluminação são extremamente bem feitos e, independentemente da complexidade do cenário ou da quantidade de inimigos, o desempenho do jogo não sofre em momento algum.

As cores e efeitos especiais, que são praticamente a marca registrada da Housemarque (como você pode lembrar de Resogun), também estão presentes aqui. Todas as habilidades são muito coloridas e bem desenhadas, dando mais vida aos cenários dominados pelas forças extra-terrestres. As explosões parecem que saíram de um filme do Michael Bay, pois são quase sempre em proporções exageradas, mas ainda assim contribuem para o ritmo do jogo.

Os cenários variam desde os Estados Unidos, Ucrânia, e até Itaipu, no Brasil (não venha me perguntar qual o motivo dos Aliens invadir justo a nossa usina hidrelétrica). Há uma pequena variedade nos modelos de inimigos do jogo e muitos deles são apenas versões mais fortes (ou que teleportam) dos inimigos encontrados nas primeiras missões.

Veredito

Alienation é um excelente título, com elementos visuais agradáveis e jogabilidade fluída, mas é para ser jogado poucas horas por dia devido ao seu ritmo rápido e frenético, pois a pouca variedade de inimigos pode enjoar rapidamente. Por fim, a ausência de um multiplayer local é um problema que esperamos que seja corrigido logo.

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Esta análise foi realizada com base na versão de PlayStation 4 gentilmente disponibilizada ao Jogazera pela Housemarque e pela Sony.

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