American Truck Simulator é oficialmente lançado

Depois de muita espera por parte dos fans do gênero, finalmente hoje, 2 de Fevereiro, American Truck Simulator foi oficialmente lançado no Steam.

O jogo é da SCS Software, especialista em jogos do gênero como a série 18 Wheels of Steel e mais conhecida pelo ótimo Euro Truck Simulator 2, e vinha sendo desenvolvido há cerca de dois anos.

O objetivo da SCS é ambicioso: propiciar aos jogadores a possibilidade de dirigir por todo o Estados Unidos da América, passando pelas principais rotas e cidades Americanas. É basicamente o que ocorre no ETS2 pela Europa, mas a promessa é de cidades mais detalhadas e inspiradas nos cenários reais (em ETS2 apesar de ser muito legal, muita coisa é meio genérica) para realmente dar o feeling de ser um caminhoneiro dos EUA.

ATS_1

Claro que esse projeto ambicioso será feito com tempo e dependerá do sucesso que o jogo alcançar, pois é um trabalho demorado e custoso. Para o lançamento está incluso no jogo os estados da Califórnia e Nevada (através de DLC gratuita já disponível), com a promessa de que o estado de Arizona – o próximo a ser incluso no jogo – também será gratuito. Quanto aos caminhões, a expectativa é termos vários modelos de American Trucks disponíveis, mas para o lançamento há apenas dois: Kenworth T 680Peterbilt 579, pois segundo a SCS as negociações de licenciamento de marca são demoradas.

Para quem já jogou ETS2, a semelhança entre os jogos (mesmos menus e configurações base) pode levar a impressão de que se tratar apenas de um “extensão” do anterior, mas a SCS garante que apesar de manterem a mesma fórmula, American Truck Simulator foi feito em cima de uma engine melhorada para permitir os níveis de detalhes presentes.

ATS_2

Outra mudança é que diferente de ETS2, American Truck Simulator será totalmente atrelado ao Steam, mesmo quem comprar o jogo físico, com a justificativa que essa medida facilita muito o suporte e lançamento de updates para o jogo.

Eu como super fan de Euro Truck Simulator estou super animado, e torço para que as ambições da SCS se realizem.