Bungie, a desenvolvedora de Destiny, anunciou na E3 2015 a próxima expansão do jogo: The Taken King. Os jogadores ficaram animados com o anúncio das novas sub-classes, missões, armas e equipamentos, além da nova Raid focada no pai furioso de Crota, Oryx. Mas não bastaram alguns dias para que toda a animação se transformasse em revolta. Vamos começar do começo.
The Taken King e suas recompensas injustas
A expansão The Taken King será lançada no dia 15 de setembro, e poderá ser adquirida de três formas diferentes:
- Por $40 será possível adquirir a expansão The Taken King em formato digital na PS Store ou na Xbox Store. Um investimento demasiadamente caro – duas vezes o valor das primeiras expansões – mas que, de acordo com a Bungie, é proporcional ao conteúdo que será adicionado ao jogo.
- Por $60 será possível adquirir The Taken King – Legendary Edition, edição de aniversário de 1 ano de Destiny, que inclui o jogo original, as duas expansões – The Dark Below e House of Wolves – e a nova expansão.
- Por $80 será possível adquirir The Taken King – Collector’s Edition, edição de colecionador que inclui, além do conteúdo da Lengendary Edition, um Steelbook, uma réplica da Strange Coin e outros objetos (versão física apenas). Além disso, os compradores dessa edição ganharão três movimentos (acenar, dançar e apontar), três tonalizadores e três itens de classe exclusivos. E é aí que mora o problema.
Jogadores de Destiny desde o primeiro dia, que já gastaram uma boa grana com o jogo até este momento, não tinham nenhuma forma de adquirir estes itens exclusivos – movimentos, tonalizadores e itens de classe – de forma avulsa. Apenas comprando a Collector’s Edition (que custa abusivos $80).
Para piorar a situação, Luke Smith, developer da Bungie, fez uma declaração [infeliz] para o portal Eurogamer, fazendo pouco caso do dinheiro dos jogadores. Segue abaixo o trecho mais problemático da entrevista (que pode ser lido na íntegra no Eurogamer):
Eurogamer: Não vou comprar o jogo e todas as DLCs novamente [somente para ganhar os itens exclusivos].
Luke Smith: Se eu te mostrasse um vídeo dos novos tonalizadores, itens de classe e movimentos, você estaria jogando dinheiro na tela.
O comentário de Luke, apesar de permitir várias interpretações (já que não sabemos o tom que ele usou para fazer tal comentário), é de grande desrespeito. Ele se aproveita da paixão que a comunidade do jogo possui por Destiny para dizer que estes mesmos fãs “fariam de tudo para comprar qualquer conteúdo do jogo”.
Como se $80 fossem poucos trocados. Como se alguns tonalizadores fossem um grande negócio. Quanta prepotência.
O pedido — desajeitado — de desculpas
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Reconhecendo o erro, dias após a entrevista, Luke desculpou-se em um post no blog oficial da Bungie pelas palavras infelizes que causaram a revolta dos jogadores, e alterou as regras sobre o conteúdo exclusivo para compradores da Collector’s Edition.
Agora, pagando uma taxa de $20, qualquer um poderá adquirir os itens exclusivos – movimentos, tonalizadores e itens de classe – de forma avulsa. Ainda assim, um valor alto para itens que são estritamente cosméticos que não influenciam em absolutamente nada o gameplay.
Além disso, jogadores “antigos” de Destiny estarão aptos a receber recompensas VIP – que consiste em um pardal, um emblema e um tonalizador – desde que tenham, pelo menos, um guardião no nível 30 antes do dia 31/08/2015 e adquiram a expansão The Taken King até o dia 01/02/2016.
Ficou perdido? Eu quase fiquei. Há muitas condições em cada uma dessas recompensas.
Red Bullshit Quest
Destiny também lançou a Red Bull Quest, uma promoção, em parceria com o energético Red Bull, que dará recompensas aos jogadores que comprarem a bebida e resgatarem os códigos disponíveis nas latinhas. Será uma quest exclusiva e bônus de XP (cumulativo) por um breve período. Um tiro que saiu pela culatra (e que rendeu várias piadas).
Nenhum jogador gosta de comprar produtos para ganhar XP. Isso é unanimidade. Agora, além da frustração com as recompensas injustas da Collector’s Edition, a Bungie e a Activision estão restringindo conteúdo do jogo para consumidores de um energético. Se você quiser esperar, a quest será liberada para todos a partir de 01/01/2016.
A Bungie precisa aprender a ceder
Depois que a poeira abaixou, a Bungie criou os Triunfos de Destiny, uma série de tarefas que os jogadores devem cumprir no jogo, antes do dia 01/09/2015, para receber um emblema exclusivo. Tarefas como derrotar Crota e Atheon na dificuldade mais alta, coletar todos os baús dourados no mapa do jogo, etc. Uma lembrança do primeiro ano de Destiny, que prova o quão ~dedicado~ você é.
Além disso, a companhia está se esforçando para divulgar as melhorias que Destiny receberá na próxima expansão, como a reformulação do sistema de Contratos e Quests, e nova interface que facilitará acompanhar o seu progresso no jogo, e outros recursos que prometem melhorar a experiência dos jogadores.
Tudo isso só prova uma coisa: é inegável que a Bungie está sob pressão para aumentar a base de jogadores de Destiny. Mas ela está fazendo isso errado.
Destiny teve alguns problemas por muito tempo (falta de conteúdo relacionado com a história, falta de espaço no cofre, armas desbalanceadas, etc.), que foram posteriormente corrigidos. Mas o recente aumento do descontentamento na comunidade só prova que há problemas mais graves na companhia que precisam ser resolvidos, que conteúdo in-game não vai resolver. Um deles é o marketing desastroso da Activision.
A Bungie merece as críticas recebidas nas últimas semanas. A companhia precisa aprender a ceder, ou está condenada a perder apoio de seus maiores defensores.