Após pedir a opinião de quem jogou Episode Duscae e de prometer mudanças baseadas nas sugestões dos jogadores, a Square Enix fez uma videoconferência com Hajime Tabata, diretor de Final Fantasy XV, onde ele responde algumas dúvidas dos fãs que não veem a hora de colocar suas mãos no décimo quinto título da franquia.
Sobre os feedbacks
Em relação a venda e compras de itens, Tabata diz que a versão final do jogo permitirá que o jogador compre e venda vários itens de uma só vez, algo que não é possível na demo Episode Duscae. Ainda sobre os itens, o diretor diz que os monstros terão outros drops e que não será necessário vender esses itens, pois segundo o diretor, a equipe está pensando em outras utilidades para os drops, como customizar o carro de Noctis por exemplo. Obviamente ainda haverão itens voltados inteiramente para venda.
Uma queixa constante dos jogadores de Episode Duscae foi em relação a pouca variedade de efeitos sonoros e o silêncio que predomina nas seções de campo aberto, onde não se tem música de fundo. De acordo com o diretor, a equipe sonora do game está trabalhando em um sistema de sons ambiente que mudarão dinamicamente de acordo com a inteligência artificial. Já sobre as músicas de fundo, Tabata diz que a falta de música onde só é possível escutar os sons ambientes é praticamente um padrão de jogos mundo aberto e, apesar disso, a equipe de trilha sonora está trabalhando arduamente.
[quote align=’right’]Square Enix promete mudanças baseadas nas opiniões de quem jogou Final Fantasy XV[/quote]
Algo interessante discutido foi sobre a possibilidade de batalhas submersas. Segundo Tabata, batalhas embaixo da água necessitam de muito trabalho, mudanças de movimentação, física da água, nova mecânica de controles, etc. Apesar disso o diretor não descarta a ideia contando que apenas Noctis esteja submerso, já que para todo o time trabalhar em equipe debaixo d’água seria necessário reformular todo o sistema de inteligência artificial. Tabata ainda afirma que elementos assim podem ser incluídos após o lançamento do jogo via DLC e que atualmente a equipe de desenvolvimento está trabalhando no segmento do Leviathan apresentado no trailer da E3 2013.
Finalizando a parte dos feedbacks, o diretor afirma que não sabe dizer se seria bom ter um indicador de resistência, mas que algo assim pode ser incluído.
Mudanças de Versus XIII
Como vocês devem saber, Final Fantasy XV foi originalmente anunciado como Final Fantasy Versus XIII, mas depois de muita espera e rumores, a Square Enix resolveu transformar Versus XIII no próximo título numerado da franquia.
Tabata revelou que a ideia sempre foi manter o máximo possível de Versus XIII em Final Fantasy XV, mas possuindo como prioridade uma história completa e coerente. Foi pensando assim que a personagem Stella Von Fleuret teve que ser refeita. Em Versus XIII Stella seria uma força oposta à de Noctis, mas após muitas considerações, a equipe decidiu descartar Stella e criar uma nova heroína chamada Luna, que possui um papel diferente na trama.
Outra grande mudança entre Versus XIII e Final Fantasy XV está no ataque das forças Niflheim à Cidade da Coroa Insomnia. Originalmente Noctis estaria na cidade quando o ataque inimigo acontecesse, mas essa parte foi cortada do jogo. Segundo Tabata, o ataque ainda ocorrerá, mas somente após Noctis e seu grupo deixarem a cidade. De acordo com o diretor, a razão por trás da mudança é de enorme importância, mas pode ser considerada um spoiler então prefere não estragar a surpresa de ninguém. Resumindo: Final Fantasy XV é baseado em Final Fantasy Versus XIII, mas é um jogo diferente.
O futuro…
[quote align=’right’]A longa espera pela redenção da Square Enix[/quote]
A conferência termina com a notícia de que a demo Final Fantasy XV: Episode Duscae receberá uma versão “2.0”. A atualização chega na próxima semana, mas precisamente no dia 9 de junho.
Além disso, a Square Enix havia prometido um pequeno trailer do futuro jogo para a E3 2015, mas infelizmente esse plano mudou, então teremos que esperar pela Gamescom 2015, que acontece em agosto, para receber novas informações do game.
O aguardado Final Fantasy XV está sendo desenvolvido para PlayStation 4 e Xbox One, mas ainda sem data de lançamento definida.