Verifiquei duas fontes antes de tomar a posição de fazer essa notícia, e pelo o que parece realmente vai acontecer. Aos usuários de cópias originais ou piratas do Windows 7/8.1 o upgrade para o novo sistema operacional vai ser gratuito durante 1 ano.
Em uma conversa com o portal Eurogamer, um funcionário da Microsoft disse que qualquer dispositivo qualificado (possa receber e atualizar o sistema operacional para Windows) é bem vindo ao upgrade.
[quote align=’right’]Jogos do Xbox One rodarão em PCs e tablets com Windows 10[/quote]
“Estamos entusiasmados em lançar o Windows 10 nesse verão”, disse. “Qualquer um que tenha um dispositivo qualificado pode migrar para o Windows 10, inclusive os que possuem cópias pirata. Acreditamos que com o tempo, os consumidores irão perceber o valor de ter uma apropriada licença do Windows e iremos facilitar para eles ao migrarem para cópias legítimas”, completou.
Entretanto, de acordo com o site PC Gamer, o anúncio de upgrade de cópias piratas foi feito no WinHEC, em Shenzhen, na China, onde o índice de pirataria de software atinge números astronômicos. Acredita-se que essa seja uma jogada centrada no país asiático, sem oficialização para o resto do mundo. Mas como levantando pela PC Gamer, seria uma decisão bem estranha restringir apenas à China, levando um dos retadores a entrarem em contato com a empresa para mais informações.
Windows 10 lançará no verão americano (de julho à setembro) em mais de 190 países, 111 línguas e será acessível aos usuários de Windows 7, 8.1 e Windows Phone.