As decisões da Microsoft está dando muito o que falar ultimamente, assim como as várias polêmicas sobre a exclusividade do futuro Tomb Raider dentre outras coisas mais. A bola da vez agora é sobre uma possível atualização (aplicativo) no Xbox One que permite a leitura de arquivos mkv e outros formatos de vídeo.
Há vários ângulos possíveis de analisar essa notícia. Fato que tem muitos prós, já que facilitaria a execução de um tipo de arquivo que é bastante comum quando se trata de vídeos (filmes, séries de TV e afins). Mas se você utiliza Internet há algum tempo, vai se dar conta que isso não é nada mais nada menos que incentivar pirataria e abrir o console para ser um media server.
Milhares de sites que trabalham com Torrents (Pirate Bay, Kickass) disponibilizam filmes/séries em alta qualidade (HD) justamente no formato mkv. Seria uma decisão desesperada por parte da empresa de vender mais ou se abrir mais aos usuários para assistirem seus filmes e séries com mais facilidade? Qualquer que seja o ponto de vista, é uma decisão curiosa.
Esse tipo de sistema é possível no PlayStation 3 com a ajuda de alguns softwares paralelos. O mais conhecido, PS3 Media Server, permitia fazer streaming de qualquer conteúdo do computador para o console via conexão Wi-Fi, além de poder copiar os aquivos para ele. E agora o console da Microsoft vai receber um serviço parecido, oficialmente.
Confira a nota da empresa sobre esse serviço:
Media Player — Um novo app ficará disponível em breve que permite o usuário executar arquivos de mídia de um dispositivo USB ou de uma rede local de media server que suporte protocolos DLNA. A versão inicial do aplicativo inicialmente vai permitir apenas dispositivos USB no console, com o suporte DLNA chegando em breve. Xbox One irá suportar mais formatos que o Xbox 360, incluindo dezenas de formatos de arquivos novos como mpeg 2 TS, gifs animados e mkv no qual será adicionado no final do ano.
Fonte: Kotaku