Análise – Daylight

O cenário de jogos de terror está ressurgindo novamente? Ou, de fato, nunca sumiu? Talvez só esteja esperando por boas oportunidades para reaparecer com força novamente. E muitas empresas estão tentando fazer isso deliberadamente, de maneira forçada ou não. Mas uma coisa é certa: após Outlast, muitas empresas indies se encorajaram a fazer seus próprios survival horror, tentando brilhar nesse meio como uma agulha perdida no palheiro.

Daylight é um deles. Mas… Deu certo? Bem, confira aqui com as minha análise sobre esse jogo desenvolvido pela Zombie Studios e publicado pela Atlus.

Enredo & Gameplay

Nada de muito novo por aqui…

Daylight traz uma proposta diferente e uma dinâmica de jogo ‘nova’ que consiste na ideia: nenhum jogo é igual ao outro. Explicarei essa mecânica mais a frente quando for falar do gameplay em si. Levando isso em conta, você pode esperar um game com 2 horas ou menos de duração, levando em conta sua habilidade e fator desespero. Ou seja, não será uma análise longa.

Você é uma mulher chamada Sarah que, sem muitas explicações, acorda no hall de um hospital psiquiátrico (aparentemente abandonado), com um celular na mão e a voz de um homem falando no seu ouvido o tempo todo. “Há muito para ver, muito para aprender, Sarah” e coisas assim vão circundar seu gameplay na maior parte do tempo. Nos primeiros minutos você já toma controle da personagem e parte para a exploração, apenas com a luz do celular (que também serve de mapa).

Vasculhando o hospital, você encontrará vários documentos que relatam acontecimentos no local, e o primeiro clichê já aparece: rituais de cunho satânico que aconteceram ali, com pacientes sendo torturados e toda aquela trama que você já deve ter visto em muito filme/jogo do gênero. Sarah, então, precisa coletar seis documentos — chamados de “Remnants” — que contarão partes importantes da história do hospital. [quote align=’left’]Slender faz escola, e Daylight adquiriu boa parte dessa essência — para não dizer totalmente.[/quote]Após coletar os documentos, a voz do homem que te acompanha peridá para você procurar também alguns itens — os “Sigils“, ou selos/sigilos, em português. A partir desse ponto, o “terror” começa.

Na verdade, o terror começa quando você coleta o primeiro documento. Quanto mais Remnants são coletados, mais o clima ficará tenso, e uma aparição/fantasma/entidade começará a te perseguir. Espera… Você tem que coletar um número X de documentos, e à medida que for pegando, alguma coisa começara a te perseguir. Tenho quase certeza que já vi isso em algum outro jogo antes. E acho que você também. É isso mesmo: Slender. O game indie que reconstrói a lenda urbana do homem esguio faz escola, e Daylight adquiriu boa parte dessa essência — para não dizer totalmente.

[one_half]Resumidamente, Sarah acorda em um hospital sem memória, é guiada por uma voz para recolher seis documentos e um item que recontam a história daquele local, enquanto é perseguida por uma entidade maligna. E o que acontece quando você recolhe os documentos, pega o item e vai para o local indicado? Você passa para o próximo local. Do hospital para uma escola, da escola para uma floresta, e assim por diante.

E aqui entra o fator aleatório do jogo que mencionei ali em cima: você primeiramente passará por poucos locais (aproximadamente três) e irá zerar o game. Se você for rejogar, os locais não se repetirão. No ambiente que deveria ser a floresta, agora é uma escola. E é isso que alonga o jogo, e muito. Então, tendo o interesse de se rejogar várias e várias vezes, é um game que te mantém entretido por um bom tempo.[/one_half]

[one_half_last]

Daylight
Daylight (2)

[/one_half_last]

E só tem o celular pra te guiar? Sem armas, nada?

Além do celular, temos o Glowstick (vulgo ‘pulseirinha de balada’) que servirá para revelar segredos em locais pré-determinados para se achar os documentos, e os Flares (sinalizadores). Estes serão seus fiéis companheiros e irão espantar a entidade que te persegue, fazendo-a ‘sumir’, espantando, por um período e te deixar livre para respirar e explorar mais calmamente. [quote align=’left’]O enredo deixa a desejar, por ser extremamente clichê e trazer um final completamente previsível.[/quote]Cada item desse tem um limite a ser carregado e podem ser encontrados em mochilas espalhadas pelos lugares — no caso dos glowsticks — e cabines de emergência — no caso dos sinalizadores.

O gameplay é extremamente simples. Sarah é capaz apenas de andar, correr, pular sobre lugares pré-determinados, arrastar caixas também pré-determinadas, utilizar o celular como lanterna e mapa, usar glowsticks e sinalizadores. O enredo deixa MUITO a desejar, por ser extremamente clichê e trazer um final completamente previsível. Nos últimos momentos você já tem certeza do que vai acontecer e como terminará a história.

Daylight é um jogo curto, previsível, clichê, com um voice acting (falarei isso nos quesitos técnicos) TERRÍVEL, que traz um único diferencial de cada gameplay ser diferente do anterior. O preço também é relativamente alto (R$27,99 no Steam e U$ 14,99 na PSN), lembrando que o game só está disponível para PlayStation 4 e PC.

https://www.youtube.com/watch?v=qw-9qJLqx_g

Quesitos técnicos

Gráficos

Trazendo a novíssima Unreal Engine 4 para assegurar de seu poder gráfico, eu sinceramente esperava mais. Não há nada de terrível, mas também nada de incrível. Os gráficos de Daylight são “ok”, nenhum detalhe exorbitante que valha a pena ser destacado ou coisa parecida. A ambientação, pelo menos, é muito bem feita, remonta aquele ar de hospital/escola/floresta aterrorizante e cumpre seu papel com uma atmosfera tensa. Mas novamente, nada demais ou que já não tenhamos visto em jogos anteriores.

Áudio

No quesito música ambiente, o game cumpre seu papel. Procurando explorar os sons ambientes, a música quase não se faz presente na maior parte do tempo. É tudo muito ‘ok’. Agora, na parte de atuação dos personagens (principalmente Sarah), chega a ser vergonhoso. Lembra daqueles filmes trash de terror dos anos 80, quando o assassino tá na cara da vítima, e ela fica balbuciando tipo “quem está aí??? Eu sei que você tá aí!!!”? O voice acting de Sarah é a mesma coisa. Uma voz que mal passa emoção, e quando passa, passa errado. É tosco. Muito tosco. E a voz do homem que te guia não tem nada a ser destacado, apenas que combinou com o clima que o jogo traz.

Inteligência Artificial

Creio ser o ponto que vai ser menos tocado, pelo fato de termos só um inimigo o jogo inteiro. Essa bruxa aparece aleatoriamente e busca os momentos mais inoportunos para te assustar, e ela te mata absurdamente rápido. Se você não tiver nenhum sinalizador na hora, corra o mais rápido que conseguir para despistá-la o mais breve possível. Quando se está carregando o item (sigil), o jogador fica impedido de usar qualquer item (glowstick ou flare) e é obrigado a correr sempre que essa entidade aparece. Então, prepare-se pra muito cagaço até você entrar no clima do game e se anestesiar com a tensão.

Conclusão

O game também traz uma interação com o Twitch, que permite que os espectadores assustem o jogador usando comandos no chat, fazendo barulhos como gritos, uivados e outras coisas para deixar o clima ainda mais tenso. É ótimo para você que faz streams e possui canal no YouTube e gosta de sofrer nas mãos de seus seguidores. Analise bem se é o seu tipo de jogo e tire suas conclusões.

Creio que você já deve ter sua opinião formada. Daylight não passa de uma máquina de jumpscare para jogar com uma galera e assustar seus amigos, sem dar muita atenção pro enredo ou para os outros elementos presentes no game. O preço que o game é vendido está bastante salgado (para o que ele oferece), e quem tiver interesse de adquiri-lo sugiro que espere uma promoção bem generosa.

daylight review