Um dos clássicos do survival horror e pioneiro nesse gênero, Silent Hill, poderá ganhar um reboot dirigido por nada mais, nada menos que o próprio Hideo Kojima, a cabeça por trás de Metal Gear. Em sua entrevista com Geoff Keighley, em uma live stream que rolou na Konami numa sessão de Perguntas e Respostas sobre Metal Gear Solid V: Ground Zeroes, uma pergunta foi feita por um fã que dizia a respeito sobre qual série da Konami que Hideo gostaria de rebootar e ele, rapidamente, respondeu “Silent Hill”. Mas há um porém.
Keighley reforçou a pergunta do fã e Kojima respondeu: “Sim, Silent Hill. Mas tem um problema. Eu me assusto com as coisas muito fácil. Um cara que é uma galinha pra essas coisas [referindo a si] – fazer um jogo de terror – eu estou bem confiante que irá sair algo bem horripilante disso. Mas por outro lado, terei que me preparar para ter pesadelos toda noite. Com sorte, no futuro, eu irei trabalhar em cima disso, mas eu realmente terei que me preparar para pesadelos diários.”
Entretanto, isso não é nada oficial, sendo apenas um desejo de Kojima. Em 2012, o presidente da Konami pediu pessoalmente para que cabeção de MGS tomasse conta da franquia Silent Hill, e o mesmo já havia demonstrado certo interesse em produzir um game na FOX Engine, mas apenas administrar e não tomar conta do projeto realmente.
“Honestamente, sou do tipo ‘gato assustado’ quando se trata de filmes de terror, então não estou muito confiante que consigo fazer isso. Mas ao mesmo tempo, há apenas um tipo de terror que pessoas assustadas conseguem fazer, então talvez eu dê conta. Com isso, eu acho que Silent Hill tem uma certa atmosfera. Eu acho que essa atmosfera deva continuar eu amaria ajudar nisso, se eu puder ajudar supervisionar ou liderar a tecnologia da FOX Engine, eu realmente amaria participar.” disse Kojima na Eurogamer Expo 2012.
O futuro de Silent Hill ainda é meio incerto, já que Kojima disse que simplesmente há um grande interesse em participar de um projeto que envolvesse a franquia SH, mas não há nenhum projeto em andamento ou coisa parecida. O último game cannon lançado foi Silent Hill: Downpour, em 2012 e que apesar de eu ter amado aquele jogo, não foi muito bem recebido pela crítica, assim como Silent Hill: Book of Memories pro Vita que misturava RPG no mundo de SH, lançado em outubro de 2012.
Após o Team Silent ter se despedaçado, a única esperança forte para que um game com excelência seja feito é contando com a participação de Kojima, sendo produzido dentro da própria Konami e não por desenvolvedores terceirizados. Espero ainda ver um game de SH feito totalmente na FOX Engine e deixando sua marca next-gen com orgulho.