A 505 Games divulgou uma nota tentando explicar os motivos de Control: Ultimate Edition ser a única versão do jogo apta a um upgrade gratuito para a próxima geração de consoles.
Mas antes de comentar sobre a nota da 505 Games, vamos recapitular um pouco sobre o que está acontecendo com Control.
Recapitulando
A Remedy Entertainment e a 505 Games anunciaram Control Ultimate Edition na semana passada. O pacote contará com o jogo base de Control e suas duas expansões e chegará ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X e PC.
Quem adquirir Control Ultimate Edition na atual geração de consoles terá direito a um upgrade gratuito do jogo para o console correspondente da próxima geração. Entretanto, se você já adquiriu Control e seu Season Pass e não pretende adquirir a Ultimate Edition (afinal, você já tem tudo dessa edição), você não terá acesso a esse upgrade gratuito.
Isso foi um tapa na cara dos fãs da Remedy Entertainment. Afinal, quem mais merece o upgrade grátis para a nova geração são os fãs que apoiam o jogo desde seu lançamento. Mas infelizmente não é assim que a 505 Games pensa.
Nota da 505 Games
Enfim tudo isso nos traz a hoje, dia 20, e a nota mais “João sem braço” que uma empresa poderia ter criado.
“Nós passamos diversos meses explorando todas nossas opções para o lançamento de Control Ultimate Edition e nenhum decisão foi tomada levianamente.” disse a 505 Games em sua nota. “Cada caminho que buscamos havia algum tipo de bloqueio e esses bloqueios significariam que pelo menos um grupo de jogadores acabariam sem o upgrade por diversos motivos. Hoje, não podemos oferecer um upgrade a todos, e deixar um grupo de fora parece injusto. Entendemos que não é o que vocês querem ouvir.”
O fato de Control ser um jogo lançado em 2019 foi uma das principais desculpas que a distribuidora usou. Entretanto, jogos como Destiny 2 e The Elder Scroll’s Online, muito mais antigos que Control, terão upgrades gratuitos para a nova geração.
A 505 Games tenta minimizar o problema dizendo que os donos de Control + Season Pass continuarão tendo acesso ao jogo graças à retrocompatibilidade. Contudo, joga-lo via retrocompatibilidade não é a mesma coisa que jogar a versão otimizada para a nova geração.
Por fim, espero que a forma da 505 Games de lidar com esse assunto sirva de exemplo para outras empresas de como não lidar com sua base de fãs.